Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22463
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDomingues, Eliane Terezinha Farias-
dc.contributor.authorAraújo, Maria Inêz Oliveira-
dc.date.accessioned2025-06-17T18:21:34Z-
dc.date.available2025-06-17T18:21:34Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationDOMINGUES, E. T. F.; ARAÚJO, M. I. O. A educação ambiental no ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe - CODAP: concepções e práticas. Revista Sergipana de Educação Ambiental, São Cristóvão, v. 8, n. 2, p. 1-11, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17622/12844. Acesso em: 17 jun. 2025.pt_BR
dc.identifier.issn2359-4993-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22463-
dc.description.abstractThis article has the general objective of understanding how EE is present in the conceptions and practices of Elementary School teachers at the Colégio de Aplicação of the Federal University of Sergipe (CODAP). The research has a qualitative approach, with phenomenological inspiration. It was found that of the eight interviewees, five have a naturalistic and/or anthropocentric conception of the Environment, conceiving EE in a preservationist and/or conservationist bias, and three understand the Environment as complex, perceiving EE in a critical way. It was concluded that the conceptions that teachers have of Environment and EA underlie their practices. In this way, it was proved that the naturalist conception of the Environment and preservation of EE, as well as the anthropocentric conception of the Environment and conservationist of EE, motivated specific and isolated activities, promoting an uncritical knowledge. The practices carried out in a critical and contextualized way were based on an understanding that sees the Environment as complex and EE in a critical conception.eng
dc.description.abstractEste artículo tiene como objetivo general comprender cómo la EA está presente en las concepciones y prácticas de los docentes de la Enseñanza Fundamental del Colégio de Aplicação de la Universidad Federal de Sergipe (CODAP). La investigación tiene un enfoque cualitativo, con inspiración fenomenológica. Se encontró que de los ocho entrevistados, cinco tienen una concepción naturalista y/o antropocéntrica del Medio Ambiente, concibiendo la EA con un sesgo conservacionista y/o conservacionista, y tres entienden el Medio Ambiente como complejo, percibiendo la EA de forma crítica. Se concluyó que las concepciones que los docentes tienen de Medio Ambiente y EA subyacen en sus prácticas. De esta forma, se comprobó que la concepción naturalista delMedio Ambiente y preservación de la EA, así como la concepción antropocéntrica del Medio Ambiente y conservacionista de la EA, motivaron actividades puntuales y aisladas, promoviendo un conocimiento acrítico. Las prácticas realizadas de forma crítica y contextualizada partieron de una comprensión que ve el Medio Ambiente como complejo y la EA en una concepción crítica.spa
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.relation.ispartofRevista Sergipana de Educação Ambientalpt_BR
dc.subjectColégio de aplicaçãopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectPráticas docentespor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.subjectTeaching practiceseng
dc.subjectEducación ambientalspa
dc.subjectInterdisciplinariedadspa
dc.subjectPrácticas de enseñanzaspa
dc.titleA educação ambiental no ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe - CODAP: concepções e práticaspt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education in the elementary school of the College of Application of the Federal University of Sergipe - CODAP: conceptions and practiceseng
dc.title.alternativeEducación ambiental en la escuela primaria de la Facultad de Aplicación de la Universidad Federal de Sergipe - CODAP: concepciones y prácticasspa
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)pt_BR
dc.description.resumoO presente artigotem como objetivo geral compreender como a EA está presente nas concepções e práticas dos docentes do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP). A pesquisa é de abordagem qualitativa, com inspiração fenomenológica. Constatou-se que dos oito entrevistados, cinco possuem uma concepção de Meio Ambiente naturalista e/ou antropocêntrica concebendo a EA num viés preservacionista e/ou conservacionista e três entendem o Meio Ambiente como complexo, percebendo a EA de maneira crítica. Concluiu-se, que as concepções que os docentes possuem de Meio Ambiente e EA fundamentam suas práticas. Desse modo, comprovou-se que a concepção naturalista de Meio Ambiente e preservacionista de EA, bem como, a antropocêntrica de Meio Ambiente e conservacionista de EA, motivou atividades pontuais e isoladas, promovendo um saber acrítico. Já as práticas realizadas de maneira crítica e contextualizada balizaram-se num entendimento que vê o Meio Ambiente como complexo e EA numa concepção crítica.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EducacaoAmbientalEnsinoFundamentalCODAP.pdf213,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.