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dc.contributor.authorAbreu, Larissa Souza de-
dc.date.accessioned2025-06-25T11:44:02Z-
dc.date.available2025-06-25T11:44:02Z-
dc.date.issued2025-05-21-
dc.identifier.citationAbreu, Larissa Souza de. Ferramenta FACTS para análise de abordagem CTSA em micologia em livros didáticos. São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22478-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectEnsino de micologiapor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectCiência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente (CTSA)por
dc.subjectMicrobiologiapor
dc.titleFerramenta FACTS para análise de abordagem CTSA em micologia em livros didáticospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Pimentel Junior, Clivio-
dc.description.resumoApesar de sua importância médica, econômica, tecnológica e de seu papel ecológico, os fungos tem sido negligenciados na educação básica. Segundo a literatura prévia, os livros didáticos exibem abordagens superficiais e descontextualizadas sobre o tema. Neste sentido, a abordagem CTSA pode ser uma alternativa para promover um ensino mais significativo de micologia, que estimule a análise crítica do papel e das aplicações desses organismos para a produção do bem estar social. Diante do quadro atual do ensino de micologia, feito de maneira descontextualizada do cotidiano do aluno, e da carência de trabalhos voltados a avaliação de livros didáticos sobre o eixo do estudo dos fungos, a seguinte monografia analisou de forma quali-quantitativa os dois livros didáticos propostos pelo PNLD 2021 — dados mais recentes no FNDE — de maior tiragem utilizando a ferramenta em forma de rubrica FACTS. O instrumento foi desenvolvido para análise de materiais didáticos a partir dos valores da educação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. A análise documental teve cunho interpretativo, baseado nas concepções da autora das contribuições dos livros didáticos para o ensino CTSA. A partir da pesquisa, verificou-se que os livros possuem uma abordagem centrada nas utilizações dos fungos na indústria e economia, deixando de lado as potencialidades dos fungos para promoção da tomada de decisão dos indivíduos frente a situações envolvendo esses organismos, em especial no que se refere a saúde e a sustentabilidade.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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