Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22578
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDias, Milena Santos-
dc.date.accessioned2025-06-30T13:49:28Z-
dc.date.available2025-06-30T13:49:28Z-
dc.date.issued2025-04-14-
dc.identifier.citationDias, Milena Santos. Identidade racial negra na escola : análise de autodeclarações de cor de estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Marcolino Cruz Santos (2025). São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22578-
dc.description.abstractThis study analyzes the self-declarations of color by high school students at the Colégio Estadual Marcolino Cruz Santos, located in the Municipality of Macambira, Sergipe. The research focuses on two distinct moments. The first is the annual school enrollment process, usually conducted by parents or guardians, during which the school official asks about the student’s color, among other information. At the beginning of the 2025 school year and within the scope of this research, a questionnaire was administered to the students addressing various socioeconomic topics, including their self-declaration of color. This work investigates how the perceptions of parents and guardians regarding racial issues influence the “self-declarations” of color recorded in school files, comparing them with declarations made by the students themselves in the questionnaires. Given the complexity of the subject, it was necessary to address concepts such as the black myth, racial identity, and racial literacy, as well as to explore the difficulties and discomforts associated with these self-declarations. The methodology involved bibliographic research, document analysis, and the application of questionnaires in high school classes. The results reveal a significant discrepancy between the declarations made by guardians and those made by students, highlighting the urgent need for educational policies that promote racial awareness and positively strengthen racial identity within the school environment, especially among Black students.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectAutodeclaração racialpor
dc.subjectIdentidade racial negrapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectLetramento racialpor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectColégio Estadual Marcolino Cruz Santospor
dc.subjectRacial self-declarationeng
dc.subjectBlack racial identityeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectRacial literacyeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.titleIdentidade racial negra na escola : análise de autodeclarações de cor de estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Marcolino Cruz Santos (2025)pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Liberato, Carlos Franco-
dc.description.resumoEste estudo analisa as autodeclarações de cor de estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Marcolino Cruz Santos, localizado no Município de Macambira, Sergipe. A pesquisa se concentra em dois momentos distintos. O primeiro é o ato da matrícula escolar anual, geralmente realizada pelos pais ou responsáveis, durante o qual o agente escolar pergunta sobre a cor do estudante, entre outras informações. No início do ano letivo de 2025 e no âmbito dessa pesquisa, aplicou-se um questionário aos estudantes abordando diversos temas de caráter socioeconômico, incluindo sua autodeclaração de cor. Este trabalho investiga como as percepções dos pais e responsáveis a respeito de questões raciais influenciam as “autodeclarações” de cor registradas nas fichas escolares, comparando-as com declarações feitas pelos próprios estudantes nos questionários. Sendo um assunto de grande complexidade, foi necessário abordar conceitos como mito negro, identidade racial e letramento racial, além de explorar as dificuldades e desconfortos associados a essas autodeclarações. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica, análise documental e aplicação de questionários em turmas do ensino médio. Os resultados revelam uma discrepância significativa entre as declarações dos responsáveis e as dos estudantes, evidenciando a necessidade urgente de políticas educacionais que promovam a conscientização racial e fortaleçam de maneira positiva a identidade racial no ambiente escolar, especialmente entre os estudantes negros.pt_BR
dc.publisher.departmentDHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Milena_Santos_Dias.pdf598,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.