Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22594
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoreira Primo, Ueliton Santos (Org.)-
dc.contributor.authorLima, Raquel Santos Galrão (Org.)-
dc.contributor.authorSantos, Ruan Cardoso (Org.)-
dc.contributor.authorFrança, Dalila Xavier de (Org.)-
dc.contributor.authorLima, Marcus Eugênio Oliveira (Org.)-
dc.date.accessioned2025-06-30T21:43:36Z-
dc.date.available2025-06-30T21:43:36Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22594-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBullyingpor
dc.subjectPrevençãopor
dc.subjectBullying nas escolaspor
dc.subjectPreconceitospor
dc.subjectAspectos sociaispor
dc.titleBullying e cyberbullying na escola: protocolo de atuação e combatept_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.description.resumoEste protocolo foi desenvolvido no âmbito do Observatório Permanente dos Preconceitos nas Escolas de Sergipe (OPPES) e surge da urgente necessidade de criar estratégias para enfrentar e combater o bullying nos ambientes escolares. Contudo, esse enfrentamento exige compromisso coletivo das escolas, famílias e sociedade, na construção de uma cultura escolar de respeito e inclusão. Combater o bullying é fundamental para que as escolas sejam, de fato, um espaço onde todos possam se desenvolver de forma plena. Este material visa fornecer uma maior compreensão sobre o tema, bem como oferecer estratégias práticas para reconhecer e enfrentar a problemática. Neste material, apresentamos os conceitos de bullying e cyberbullying, suas principais formas de expressão no ambiente escolar e fora dele, bem como os impactos desse fenômeno na saúde mental e na aprendizagem escolar dos estudantes, destacando a urgente necessidade de intervenção. O combate ao bullying e ao cyberbullying exige compromisso, conhecimento e ação conjunta de toda a comunidade escolar. Por isso, neste protocolo, são apresentados os papéis dos atores escolares para a enfrentamento ao bullying. Além disso, apresentamos políticas e práticas interventivas que podem ser implementadas pelos profissionais da escola para combater às violências, bem como discutimos maneiras pelas quais os pais e os responsáveis podem colaborar com a escola para garantir um ambiente seguro e respeitoso para todos os estudantes.pt_BR
dc.publisher.initialsObservatório Permanente dos Preconceitos nas Escolas de Sergipe (OPPES); Universidade Federal de Sergipe (UFS); Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:DPS - Livros e capítulos de livros
OPPES - Publicações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BullyingCyberbullyingEscolaProtocoloAtuacaoCombate.pdf13,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.