Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22594
Tipo de Documento: | Livro |
Título: | Bullying e cyberbullying na escola: protocolo de atuação e combate |
Autor(es): | Moreira Primo, Ueliton Santos (Org.) Lima, Raquel Santos Galrão (Org.) Santos, Ruan Cardoso (Org.) França, Dalila Xavier de (Org.) Lima, Marcus Eugênio Oliveira (Org.) |
Data do documento: | 2025 |
Resumo: | Este protocolo foi desenvolvido no âmbito do Observatório Permanente dos Preconceitos nas Escolas de Sergipe (OPPES) e surge da urgente necessidade de criar estratégias para enfrentar e combater o bullying nos ambientes escolares. Contudo, esse enfrentamento exige compromisso coletivo das escolas, famílias e sociedade, na construção de uma cultura escolar de respeito e inclusão. Combater o bullying é fundamental para que as escolas sejam, de fato, um espaço onde todos possam se desenvolver de forma plena. Este material visa fornecer uma maior compreensão sobre o tema, bem como oferecer estratégias práticas para reconhecer e enfrentar a problemática. Neste material, apresentamos os conceitos de bullying e cyberbullying, suas principais formas de expressão no ambiente escolar e fora dele, bem como os impactos desse fenômeno na saúde mental e na aprendizagem escolar dos estudantes, destacando a urgente necessidade de intervenção. O combate ao bullying e ao cyberbullying exige compromisso, conhecimento e ação conjunta de toda a comunidade escolar. Por isso, neste protocolo, são apresentados os papéis dos atores escolares para a enfrentamento ao bullying. Além disso, apresentamos políticas e práticas interventivas que podem ser implementadas pelos profissionais da escola para combater às violências, bem como discutimos maneiras pelas quais os pais e os responsáveis podem colaborar com a escola para garantir um ambiente seguro e respeitoso para todos os estudantes. |
Palavras-chave: | Bullying Prevenção Bullying nas escolas Preconceitos Aspectos sociais |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Observatório Permanente dos Preconceitos nas Escolas de Sergipe (OPPES); Universidade Federal de Sergipe (UFS); Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED) |
Licença: | Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22594 |
Aparece nas coleções: | DPS - Livros e capítulos de livros OPPES - Publicações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BullyingCyberbullyingEscolaProtocoloAtuacaoCombate.pdf | 13,7 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.