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Tipo de Documento: Livro
Título: Capacitismo na escola: protocolo de atuação e combate
Autor(es): Moreira Primo, Ueliton Santos (Org.)
Barros, Victor Hugo Lima (Org.)
Santana, Roberta Lino (Org.)
Leal, Yasmim Ferreira (Org.)
França, Dalila Xavier de (Org.)
Lima, Marcus Eugênio Oliveira (Org.)
Data do documento: 2025
Resumo: Este protocolo foi desenvolvido no âmbito do Observatório Permanente dos Preconceitos nas Escolas de Sergipe (OPPES) e surge da urgente necessidade de enfrentar e combater o capacitismo nos ambientes escolares. O capacitismo é uma questão que fere os direitos humanos e exige um esforço conjunto de toda a comunidade escolar e sociedade para o seu enfrentamento. Este material visa fornecer uma maior compreensão sobre o tema, bem como estratégias práticas para criar um ambiente educacional mais inclusivo e respeitoso, livre dos preconceitos. Neste material, apresentamos o conceito de capacitismo, suas principais formas de expressão na sociedade e no ambiente escolar, bem como os impactos desse fenômeno na saúde mental e na aprendizagem escolar dos estudantes, destacando a urgente necessidade de intervenção. O combate ao capacitismo exige compromisso, conhecimento e ação conjunta de toda a escola. Por isso, neste protocolo são apresentados os papéis dos atores escolares para a criação de um ambiente seguro e inclusivo para todas as pessoas em sua pluralidade. Além disso, apresentamos políticas e práticas que podem ser implementadas pelos profissionais da comunidade escolar para promover o respeito e a inclusão da diversidade, bem como discutimos maneiras pelas quais os educadores, pais e responsáveis podem colaborar com a escola para garantir um ambiente seguro e respeitoso para os estudantes e para todos que compõem a comunidade escolar.
Palavras-chave: Diversidade
Pessoas com deficiência
Condições sociais
Educação
Preconceitos
Aspectos sociais
Capacitismo
Idioma: por
Sigla da Instituição: Observatório Permanente dos Preconceitos nas Escolas de Sergipe (OPPES); Universidade Federal de Sergipe (UFS); Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED)
Licença: Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22596
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