Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22596
Tipo de Documento: | Livro |
Título: | Capacitismo na escola: protocolo de atuação e combate |
Autor(es): | Moreira Primo, Ueliton Santos (Org.) Barros, Victor Hugo Lima (Org.) Santana, Roberta Lino (Org.) Leal, Yasmim Ferreira (Org.) França, Dalila Xavier de (Org.) Lima, Marcus Eugênio Oliveira (Org.) |
Data do documento: | 2025 |
Resumo: | Este protocolo foi desenvolvido no âmbito do Observatório Permanente dos Preconceitos nas Escolas de Sergipe (OPPES) e surge da urgente necessidade de enfrentar e combater o capacitismo nos ambientes escolares. O capacitismo é uma questão que fere os direitos humanos e exige um esforço conjunto de toda a comunidade escolar e sociedade para o seu enfrentamento. Este material visa fornecer uma maior compreensão sobre o tema, bem como estratégias práticas para criar um ambiente educacional mais inclusivo e respeitoso, livre dos preconceitos. Neste material, apresentamos o conceito de capacitismo, suas principais formas de expressão na sociedade e no ambiente escolar, bem como os impactos desse fenômeno na saúde mental e na aprendizagem escolar dos estudantes, destacando a urgente necessidade de intervenção. O combate ao capacitismo exige compromisso, conhecimento e ação conjunta de toda a escola. Por isso, neste protocolo são apresentados os papéis dos atores escolares para a criação de um ambiente seguro e inclusivo para todas as pessoas em sua pluralidade. Além disso, apresentamos políticas e práticas que podem ser implementadas pelos profissionais da comunidade escolar para promover o respeito e a inclusão da diversidade, bem como discutimos maneiras pelas quais os educadores, pais e responsáveis podem colaborar com a escola para garantir um ambiente seguro e respeitoso para os estudantes e para todos que compõem a comunidade escolar. |
Palavras-chave: | Diversidade Pessoas com deficiência Condições sociais Educação Preconceitos Aspectos sociais Capacitismo |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Observatório Permanente dos Preconceitos nas Escolas de Sergipe (OPPES); Universidade Federal de Sergipe (UFS); Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED) |
Licença: | Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22596 |
Aparece nas coleções: | DPS - Livros e capítulos de livros OPPES - Publicações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CapacitismoEscolaProtocoloAtuacaoCombate.pdf | 19,41 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.