Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22626
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Estratégias linguísticas para o desenvolvimento da consciência sintática dos períodos complexos adverbiais em narrativas
Autor(es): Silva, Jessica Souza Santana
Data do documento: 1-Abr-2025
Orientador: Freitag, Raquel Meister Ko.
Resumo: Um dos desafios mais recorrentes entre professores de Língua Portuguesa é a abordagem do ensino de conteúdos gramaticais de forma funcional e significativa. Para tentar responder a essa questão, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) inclui o estudo dos conhecimentos gramaticais no eixo das práticas de linguagem, especificamente, na análise linguística/semiótica (PAL). No entanto, as habilidades descritas nesse eixo, sobretudo no que diz respeito ao ensino da coesão textual e das orações complexas adverbiais, não fornecem orientações claras sobre como esses conteúdos devem ser trabalhados nas práticas de PAL. Embora a BNCC enfatize a importância da coesão textual em todas as etapas dos anos finais, o documento não detalha os conteúdos linguísticos envolvidos nem estabelece, explicitamente, a relação entre esses conteúdos e a formação de períodos complexos como mecanismos de coesão. Mesmo quando aborda implicitamente o tema, a habilidade carece de um direcionamento didático mais preciso. Para ilustrar essa lacuna, destacamos a habilidade EF89LP29, voltada para o 9o ano, que propõe o uso e a análise de mecanismos de progressão temática, como retomadas anafóricas (“que”, “cujo”, “onde”), pronomes pessoais, demonstrativos e nomes correferentes, além de catáforas e organizadores textuais. Essa habilidade abarca diversos elementos linguísticos, simultaneamente, incluindo a paráfrase e as orações complexas relativas, denominadas na Gramática Tradicional como orações subordinadas. No entanto, o documento não esclarece se está abordando processos coesivos de referencialidade ou progressividade, tampouco utiliza uma terminologia alinhada aos manuais didáticos. Isso gera dificuldades para os professores, que ficam sem diretrizes concretas para ensinar gramática sob uma perspectiva sociofuncionalista de maneira produtiva. Diante desse cenário, esta pesquisa propõe uma análise da BNCC no que se refere ao eixo de análise linguística/semiótica, para o objeto do conhecimento período complexo/coesão textual, à luz das teorias linguísticas funcionalistas. Para suprir a falta de orientações pedagógicas mais concretas, esta pesquisa propõe a elaboração de um módulo didático com atividades reflexivas e funcionais, utilizando crônicas narrativas como suporte textual devido à sua complexidade estrutural, conforme argumenta Labov (1997). O objetivo é desenvolver um instrumento pedagógico que auxilie professores e estudantes na compreensão e aplicação das orações complexas adverbiais como mecanismos de coesão textual na produção de crônicas narrativas.
Abstract: One of the most common challenges among Portuguese language teachers is how to approach teaching grammatical content in a functional and meaningful way. In an attempt to answer this question, the National Common Curricular Base (BNCC) includes the study of grammatical knowledge in the axis of language practices, specifically in linguistic/semiotic analysis (LGA). However, the skills described in this axis, especially with regard to teaching textual cohesion and adverbial complex sentences, do not provide clear guidelines on how these contents should be worked on in LGA practices. Although the BNCC emphasizes the importance of textual cohesion in all stages of the final years, the document does not detail the linguistic contents involved nor does it explicitly establish the relationship between these contents and the formation of complex sentences as mechanisms of cohesion. Even when it implicitly addresses the topic, the skill lacks a more precise didactic direction. To illustrate this gap, we highlight the skill EF89LP29, aimed at the 9th grade, which proposes the use and analysis of thematic progression mechanisms, such as anaphoric resumptions (“que”, “cujo”, “onde”), personal pronouns, demonstratives and coreferential nouns, in addition to cataphoras and textual organizers. This skill encompasses several linguistic elements simultaneously, including paraphrase and complex relative clauses, referred to in Traditional Grammar as subordinate clauses. However, the document does not clarify whether it is addressing cohesive processes of referentiality or progressiveness, nor does it use terminology aligned with textbooks. This creates difficulties for teachers, who are left without concrete guidelines for teaching grammar from a sociofunctionalist perspective in a productive manner. Given this scenario, this research proposes an analysis of the BNCC in relation to the linguistic/semiotic analysis axis, for the object of knowledge complex period/textual cohesion, in light of functionalist linguistic theories. To address the lack of more concrete pedagogical guidelines, this research proposes the development of a teaching module with reflective and functional activities, using narrative chronicles as textual support due to their structural complexity, as argued by Labov (1997). The objective is to develop a pedagogical instrument that helps teachers and students understand and apply complex adverbial sentences as mechanisms of textual cohesion in the production of narrative chronicles.
Palavras-chave: BNCC
Consciência sintática
Coesão textual
Narrativas
Leitura – Estudo e ensino
Syntactic awareness
Textual cohesion
Narratives
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Letras
Citação: SILVA, Jessica Souza Santana. Estratégias linguísticas para o desenvolvimento da consciência sintática dos períodos complexos adverbiais em narrativas. 2025. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22626
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JESSICA_SOUZA_SANTANA_SILVA.pdf2,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.