Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22646
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorOliveira, Josiely de-
dc.date.accessioned2025-07-07T11:25:52Z-
dc.date.available2025-07-07T11:25:52Z-
dc.date.issued2025-02-27-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Josiely de. Estudo da representatividade feminina nos cursos presenciais de formação de professores das ciências naturais: o caso da UFS. 2025. 68 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) – Universidade Federal de Sergipe, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22646-
dc.description.abstractThis study examines female representation in on-campus undergraduate teaching programs in Natural Sciences (Biological Sciences, Physics, and Chemistry) at the Federal University of Sergipe (UFS), within the context of the expansion of higher education into the interior of Brazil and the historical and social transformations in Brazilian education. Aligned with the Sustainable Development Goals (SDGs) 4 (Quality Education) and 5 (Gender Equality), the research used census data from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) and institutional records from UFS from 2006 to 2022. Patterns of enrollment, retention, dropout, and completion were analyzed across the Itabaiana and São Cristóvão campuses, focusing on the challenges faced by women in teacher training. The results indicate progress in female representation, particularly at the Itabaiana campus, where the expansion into the interior contributed to greater inclusion. However, persistent challenges remain, such as the need for stronger student assistance policies and the overcoming of gender stereotypes. The study concludes that, although UFS has promoted greater equity, achieving full gender equality in higher education requires integrated policies for inclusion, retention, and addressing structural inequalities. The research underscores the importance of aligning public policies with the SDGs to ensure quality and equitable education, essential for sustainable development and social justice.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectRepresentatividade femininapor
dc.subjectLicenciatura em Ciências Naturaispor
dc.subjectInteriorização do ensino superiorpor
dc.subjectIgualdade de gêneropor
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectIdentidade de gêneropor
dc.subjectCiências da naturezapor
dc.subjectEducação e Estadopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectFemale representationeng
dc.subjectNatural Sciences teaching programseng
dc.subjectExpansion of higher educationeng
dc.subjectGender equalityeng
dc.subjectEducational policieseng
dc.titleEstudo da representatividade feminina nos cursos presenciais de formação de professores das ciências naturais : o caso da UFSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Araujo, Renato Santos-
dc.description.resumoO presente estudo analisa a representatividade feminina nos cursos presenciais de licenciatura em Ciências Naturais (Ciências Biológicas, Física e Química) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no contexto da interiorização do ensino superior e das transformações históricas e sociais na educação brasileira. A pesquisa, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 (Educação de Qualidade) e 5 (Igualdade de Gênero), utilizou dados censitários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e registros institucionais da UFS de 2006 a 2022. Foram examinados os padrões de ingresso, matrícula, evasão e conclusão nos campi de Itabaiana e São Cristóvão, com foco nos desafios enfrentados pelas mulheres na formação docente. Os resultados indicam avanços na representatividade feminina, especialmente no campus de Itabaiana, onde a interiorização contribuiu para maior inclusão, mas também revelam desafios persistentes, como a necessidade de políticas de assistência estudantil mais robustas e a superação de estereótipos de gênero. A pesquisa conclui que, embora a UFS tenha promovido maior equidade, a plena igualdade entre os sexos na educação superior requer políticas integradas de inclusão, permanência e combate às desigualdades estruturais. O estudo reforça a importância do alinhamento das políticas públicas aos ODS para garantir uma educação de qualidade e equitativa, essencial para o desenvolvimento sustentável e a justiça social.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JOSIELY_OLIVEIRA.pdf1,21 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.