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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Estudo da representatividade feminina nos cursos presenciais de formação de professores das ciências naturais : o caso da UFS
Autor(es): Oliveira, Josiely de
Data do documento: 27-Fev-2025
Orientador: Araujo, Renato Santos
Resumo: O presente estudo analisa a representatividade feminina nos cursos presenciais de licenciatura em Ciências Naturais (Ciências Biológicas, Física e Química) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no contexto da interiorização do ensino superior e das transformações históricas e sociais na educação brasileira. A pesquisa, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 (Educação de Qualidade) e 5 (Igualdade de Gênero), utilizou dados censitários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e registros institucionais da UFS de 2006 a 2022. Foram examinados os padrões de ingresso, matrícula, evasão e conclusão nos campi de Itabaiana e São Cristóvão, com foco nos desafios enfrentados pelas mulheres na formação docente. Os resultados indicam avanços na representatividade feminina, especialmente no campus de Itabaiana, onde a interiorização contribuiu para maior inclusão, mas também revelam desafios persistentes, como a necessidade de políticas de assistência estudantil mais robustas e a superação de estereótipos de gênero. A pesquisa conclui que, embora a UFS tenha promovido maior equidade, a plena igualdade entre os sexos na educação superior requer políticas integradas de inclusão, permanência e combate às desigualdades estruturais. O estudo reforça a importância do alinhamento das políticas públicas aos ODS para garantir uma educação de qualidade e equitativa, essencial para o desenvolvimento sustentável e a justiça social.
Abstract: This study examines female representation in on-campus undergraduate teaching programs in Natural Sciences (Biological Sciences, Physics, and Chemistry) at the Federal University of Sergipe (UFS), within the context of the expansion of higher education into the interior of Brazil and the historical and social transformations in Brazilian education. Aligned with the Sustainable Development Goals (SDGs) 4 (Quality Education) and 5 (Gender Equality), the research used census data from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) and institutional records from UFS from 2006 to 2022. Patterns of enrollment, retention, dropout, and completion were analyzed across the Itabaiana and São Cristóvão campuses, focusing on the challenges faced by women in teacher training. The results indicate progress in female representation, particularly at the Itabaiana campus, where the expansion into the interior contributed to greater inclusion. However, persistent challenges remain, such as the need for stronger student assistance policies and the overcoming of gender stereotypes. The study concludes that, although UFS has promoted greater equity, achieving full gender equality in higher education requires integrated policies for inclusion, retention, and addressing structural inequalities. The research underscores the importance of aligning public policies with the SDGs to ensure quality and equitable education, essential for sustainable development and social justice.
Palavras-chave: Representatividade feminina
Licenciatura em Ciências Naturais
Interiorização do ensino superior
Igualdade de gênero
Políticas educacionais
Identidade de gênero
Ciências da natureza
Educação e Estado
Ensino superior
Female representation
Natural Sciences teaching programs
Expansion of higher education
Gender equality
Educational policies
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citação: OLIVEIRA, Josiely de. Estudo da representatividade feminina nos cursos presenciais de formação de professores das ciências naturais: o caso da UFS. 2025. 68 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) – Universidade Federal de Sergipe, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22646
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

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