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dc.contributor.authorJesus, Ana Carla-
dc.date.accessioned2025-07-14T14:36:14Z-
dc.date.available2025-07-14T14:36:14Z-
dc.date.issued2025-02-21-
dc.identifier.citationJESUS, Ana Carla. A criação de um herói negro sergipano: a importância da representatividade no ambiente escolar. 2025. 139 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22694-
dc.description.abstractThis research study examines the memory surrounding the character João Mulungu, nurtured by some activists of the Black movement. The central question addressed in this study is: how can the construction of João Mulungu as a Black hero influence the formation of ethnic and social identities in the school environment? The objective is to identify whether the creation of a local symbol of resistance can become an integrating element in the construction and/or affirmation of identities within this space, since, according to Pollak (1989), memory has the power to define and strengthen feelings of belonging and social boundaries among communities. To this end, we initially use documentation from the 19th century to present the character João Mulungu. Next, I analyze how "the strongest element of resistance" in the province of Sergipe came to be celebrated as a Black hero, using oral history interviews, documents from the State Council of Culture of Sergipe, the Legislative Assembly of the State, and the Municipal Chambers of Laranjeiras and Aracaju. In the following section, the places of memory that Mulungu came to occupy are presented: music, literature, social movements, cultural manifestations, and public spaces. In the final section, In the final section, the importance of the Cultural Education Project “João Mulungu Vai das Escolas” is analyzed. It is important to highlight the relevance of this research, as it seeks to contribute to school discussions on Black protagonism and anti-racist education. By promoting representation, inspiring resilience, fostering respect for diversity, and challenging stereotypes, this hero becomes a tangible symbol for constructing a more inclusive and enriching school identity. As a result, students have the opportunity to share perspectives, understand different realities, and build bridges between their individual experiences. Finally, this study will be transformed into an educational booklet aimed at teachers of the final years of elementary education.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectIdentidade socialpor
dc.subjectJoão Mulungupor
dc.subjectHeróispor
dc.subjectHistory teachingeng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectHeroeng
dc.titleA criação de um herói negro sergipano: a importância da representatividade no ambiente escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fonseca, Mariana Bracks-
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa traça um estudo sobre a memória em torno do personagem João Mulungu, alimentada por alguns militantes do movimento negro. O problema central que este estudo aborda é: como a construção da figura de João Mulungu enquanto um herói negro pode influenciar a formação de identidades étnicas e sociais no ambiente escolar? O objetivo é identificar se a criação de um símbolo local de resistência pode se tornar um elemento agregador na construção e/ou declarações de identidades dentro desse espaço, uma vez que, de acordo com Pollak (1989), a memória tem o poder de definir e fortalecer os sentimentos de pertencimento e fronteiras sociais entre coletividades. Para tanto, recorre-se inicialmente às documentações do século XIX para apresentar o personagem João Mulungu. Em seguida, é feita a análise de como “o mais forte elemento de resistência” da província de Sergipe passou a ser celebrado como herói negro, utilizando, para tal fim, entrevistas de história oral, documentos do Conselho Estadual de Cultura de Sergipe, Assembleia Legislativa do Estado e Câmaras Municipais de Laranjeiras e Aracaju. Na seção seguinte, são apresentados os lugares de memória que Mulungu passou a ocupar: músicas, literatura, movimentos sociais, manifestações culturais e espaço público. Na seção final, é analisada a importância do Projeto Cultural de Educação “João Mulungu Vai às Escolas”. É importante ressaltar a relevância desta pesquisa, pois visa contribuir para uma reflexão no ambiente escolar sobre o protagonismo negro e uma educação antirracista. Ao promover representatividade, inspirar resiliência, fomentar o respeito à diversidade e desafiar estereótipos, esse herói se torna um concreto específico para a construção de uma identidade escolar mais inclusiva e enriquecedora. A partir disso, os estudantes têm a oportunidade de compartilhar perspectivas, entender diferentes realidades e construir pontes entre suas experiências individuais. Por fim, este estudo será convertido em uma cartilha educacional direcionada a professores dos anos finais do ensino fundamental.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Ensino de Históriapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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