Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22710
Tipo de Documento: | Artigo |
Título: | Culturas digitais e atos de currículo na formação docente em tempos de fake news |
Título(s) alternativo(s): | Digital cultures and curriculum acts in teaching education in fake news times Culturas digitales y actos curriculares en la enseñanza de la formación en falsos tiempos de noticias |
Autor(es): | Oliveira, Bruna Santana de Lucena, Simone |
Data do documento: | 2024 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar uma experiência cocriada com os discentes de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe sobre fake news, pós-verdade e vigilância nas redes com um olhar para as performances (des)informais atravessadas no cenário político, econômico e social no Brasil. Para tanto, as aulas foram pautadas no referencial abordado nesse estudo, dentre alguns deles estão: Bonilla (1999), Castells (1999), Freire (1999), Lévy (1993), Lucena e Oliveira (2014), Pretto (1996), Primo (2007), Santaella (2018), Silveira (2017) etc. De modo geral, os resultados mostraram que os discentes possuíam os dispositivos móveis digitais, mas desconheciam o processo de disseminação de notícias falsas, por isso, as aulas sobre esse conteúdo foram uma oportunidade de conscientizar formas de fazer a educação crítica voltada para o combate das ambivalências manifestadas no digital em rede. |
Abstract: | This article aims to present a co-created experience with pre-service teachers from a public university on fake news, post-truth and surveillance in social networks examining uninformative performances in the political, economic and social scenario in Brazil. Therefore, lessons were based on the research of: Bonilla (1999), Castells (1999), Freire (1999), Lévy (1993), Lucena e Oliveira (2014), Pretto (1996), Primo (2007), Santaella (2018), Silveira (2017) etc. Overall, results showed that pre-service teachers had mobile devices, however, they were unaware offake news dissemination procedure. Due to this, those lessons were an opportunity to raise awareness of different ways of building critical education which fights against existing ambivalence on digital techonology networks. Este artículo tiene como objetivo presentar una experiencia co-creada con estudiantes de Pedagogía de la Universidad Federal de Sergipe sobre noticias falsas, posverdad y vigilancia en las redes con una mirada a las actuaciones (des)informales cruzadas en el escenario político, económico y social en Brasil. Para ello, las clases fueron guiadas por el marco abordado en este estudio, entre algunos de ellos se encuentran: Bonilla (1999), Castells (1999), Freire (1999), Lévy (1993), Lucena e Oliveira (2014), Pretto (1996), Primo (2007), Santaella (2018), Silveira (2017) etc. En general, los resultados mostraron que los estudiantes tenían dispositivos móviles digitales, pero desconocían el proceso de difusión de noticias falsas, por lo que las clases sobre este contenido fueron una oportunidad para sensibilizar sobre formas de llevar a cabo una educación crítica dirigida a combatir las ambivalencias manifestadas en lo digital en red. |
Palavras-chave: | Atos de currículo Culturas digitais Educação Curriculum acts Digital cultures Education Actos curriculares Culturas digitales Educación |
ISSN: | 1809-3876 |
Parte de : | Revista e-Curriculum |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Programa de Pós Graduação de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Citação: | OLIVEIRA, B. S.; LUCENA, S. Culturas digitais e atos de currículo na formação docente em tempos de fake news. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 22, p. 1-20, 2024. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/53506/44502. Acesso em: 17 jul. 2025 |
Licença: | Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22710 |
Aparece nas coleções: | DED - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CulturasDigitaisFormacaoDocente.pdf | 587,87 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.