Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22844
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | O uso de dobraduras no ensino de geometria na educação básica: desafios e possibilidades |
Autor(es): | Matos, Thaís Menandra Santos dos Anjos de |
Data do documento: | 25-Jul-2025 |
Orientador: | Oliveira, Allyson dos Santos |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo investigar o ensino de sólidos geométricos por meio da técnica de dobraduras, com foco em sua aplicação no Ensino Básico. A proposta metodológica fundamenta-se nos princípios da Geometria Euclidiana e nas possibilidades didáticas proporcionadas pelo uso do origami como recurso pedagógico. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito da Educação Básica, com aplicação de atividades práticas junto a estudantes do Ensino Fundamental, buscando compreender em que medida a utilização de dobraduras pode contribuir para a compreensão de conceitos como vértices, arestas, faces, planificação, área e volume dos sólidos. A análise qualitativa dos dados evidenciou que a abordagem com dobraduras favorece uma aprendizagem mais concreta, dinâmica e significativa, além de estimular a visualização espacial e o raciocínio geométrico dos alunos. Como fundamentação teórica, foram utilizados autores como Fiorentini (2006), Lorenzato (2009), Lira (2015), entre outros, além da aplicação dos axiomas de Huzita-Hatori para justificar matematicamente as construções realizadas com papel. O trabalho conclui que o uso de dobraduras se mostra uma estratégia eficaz na recomposição das aprendizagens em Geometria, apresentando desafios e possibilidades dos mesmos, de modo a tornar o ensino mais acessível e atrativo para os estudantes. Conclui-se que o origami é uma estratégia pedagógica eficaz, acessível e alinhada à BNCC, capaz de contribuir significativamente para a recomposição das aprendizagens em Geometria. |
Abstract: | This study aims to investigate the teaching of geometric solids through the folding technique, focusing on its application in Basic Education. The methodological proposal is grounded in the principles of Euclidean Geometry and the didactic possibilities offered by the use of origami as a pedagogical resource. The research was conducted within the scope of Basic Education, through the implementation of practical activities with high school students, seeking to understand the extent to which the use of paper folding can contribute to the comprehension of concepts such as vertices, edges, faces, nets, surface area, and volume of solids. The qualitative analysis of the data revealed that the approach using paper folding fosters more concrete, dynamic, and meaningful learning, as well as stimulating students’ spatial visualization and geometric reasoning. The theoretical foundation included authors such as Fiorentini (2006), Lorenzato (2009), Lira (2015), among others, in addition to the application of the Huzita-Hatori axioms to mathematically justify the constructions made with paper. The study concludes that the use of paper folding proves to be an effective strategy for the recovery of learning in Geometry, presenting both challenges and possibilities that help make teaching more accessible and attractive to students. It is concluded that origami is an effective, accessible, and BNCC-aligned pedagogical strategy, capable of significantly contributing to the recovery of Geometry learning. |
Palavras-chave: | Geometria espacial Origami Matemática – estudo e ensino Educação básica Dobraduras Ensino de Matemática Spatial geometry Paper folding Mathematics education Basic education |
área CNPQ: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Mestrado Profissional em Matemática |
Citação: | MATOS, Thaís Menandra Santos dos Anjos de. O uso de dobraduras no ensino de geometria na educação básica: desafios e possibilidades. 2025. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2025. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22844 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
THAIS_MENANDRA_SANTOS_ANJOS_MATOS.pdf | 2,94 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.