Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22875
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Roseli de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-08-13T19:42:13Z-
dc.date.available2025-08-13T19:42:13Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22875-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofJogue com garra! estratégias pedagógicas e lúdicas para o ensino da ortografia de "g" e de "gu" nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - ortografia e soletraçãopor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectFonemáticapor
dc.subjectJogos educativospor
dc.subjectOrtografiapor
dc.subjectConsciência fonológicapor
dc.subjectJogos pedagógicos e lúdicospor
dc.titleJogue com garra! G ou GU?pt_BR
dc.title.alternativeEstratégias pedagógicas e lúdicas para o ensino da ortografia de "g" e de "gu" nos anos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.typeCaderno pedagógicopt_BR
dc.contributor.advisor1Nunes, Vanessa Gonzaga-
dc.description.resumoNo exercício da prática docente, ainda nos deparamos com frequentes discussões acerca do ensino da ortografia, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com o intuito de contribuir para esse debate, apresentamos este Caderno Pedagógico, fruto de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras 3 PROFLETRAS. A investigação teve como objetivo principal compreender e propor estratégias para o aprimoramento da ortografia de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Aracaju 3 SE, os quais apresentavam dificuldades relacionadas às regularidades ortográficas que regem a grafia dos sons da letra <g=, com foco específico na distinção entre as grafias de <g= e de <gu=. O estudo realizado proporcionou embasamento teórico que orientou a elaboração de atividades pedagógicas com estratégias voltadas à superação das dificuldades ortográficas apresentadas pelos alunos. Dessa forma, buscamos socializar essas experiências com você, apresentando-as como uma prática exitosa que favoreceu uma aprendizagem significativa. As atividades propostas estão estruturadas a partir de textos e da contextualização de problemas ortográficos, utilizando recursos pedagógicos e lúdicos que, por meio do desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica, auxiliam no processo de ensino-aprendizagem da ortografia. Dentre esses recursos, destaca-se o jogo intitulado <Jogue com Garra! 3 Tabuleiro dos sons da letra g=, que visa promover a reflexão sobre as correspondências fonográficas da letra <g= 4 seja com valor de /g/ ou de /ʒ/ 4, bem como ensinar o uso adequado da letra <g= e do dígrafo <gu=. Esta proposta contribui de forma efetiva para o ensino da ortografia da Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por favorecer o desenvolvimento de habilidades relacionadas à escrita de palavras com correspondências regulares contextuais grafadas com <g= e com <gu=. Além disso, pode ser utilizada no enfrentamento de outras dificuldades ortográficas, dada a sua versatilidade e as diversas possibilidades de adaptação quanto à temática e ao nível de escolaridade. Assim, sinta-se à vontade para explorar, adaptar e colocar em prática esta proposta pedagógica.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
Aparece nas coleções:Letras (recursos educacionais e técnicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSELI_OLIVEIRA_SOUSA-Caderno pedagogico.pdf16,96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.