Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22875Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Sousa, Roseli de Oliveira | - |
| dc.date.accessioned | 2025-08-13T19:42:13Z | - |
| dc.date.available | 2025-08-13T19:42:13Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22875 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.relation.ispartof | Jogue com garra! estratégias pedagógicas e lúdicas para o ensino da ortografia de "g" e de "gu" nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
| dc.subject | Língua portuguesa - ortografia e soletração | por |
| dc.subject | Letramento | por |
| dc.subject | Fonemática | por |
| dc.subject | Jogos educativos | por |
| dc.subject | Ortografia | por |
| dc.subject | Consciência fonológica | por |
| dc.subject | Jogos pedagógicos e lúdicos | por |
| dc.title | Jogue com garra! G ou GU? | pt_BR |
| dc.title.alternative | Estratégias pedagógicas e lúdicas para o ensino da ortografia de "g" e de "gu" nos anos iniciais do ensino fundamental | por |
| dc.type | Caderno pedagógico | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Nunes, Vanessa Gonzaga | - |
| dc.description.resumo | No exercício da prática docente, ainda nos deparamos com frequentes discussões acerca do ensino da ortografia, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com o intuito de contribuir para esse debate, apresentamos este Caderno Pedagógico, fruto de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras 3 PROFLETRAS. A investigação teve como objetivo principal compreender e propor estratégias para o aprimoramento da ortografia de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Aracaju 3 SE, os quais apresentavam dificuldades relacionadas às regularidades ortográficas que regem a grafia dos sons da letra <g=, com foco específico na distinção entre as grafias de <g= e de <gu=. O estudo realizado proporcionou embasamento teórico que orientou a elaboração de atividades pedagógicas com estratégias voltadas à superação das dificuldades ortográficas apresentadas pelos alunos. Dessa forma, buscamos socializar essas experiências com você, apresentando-as como uma prática exitosa que favoreceu uma aprendizagem significativa. As atividades propostas estão estruturadas a partir de textos e da contextualização de problemas ortográficos, utilizando recursos pedagógicos e lúdicos que, por meio do desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica, auxiliam no processo de ensino-aprendizagem da ortografia. Dentre esses recursos, destaca-se o jogo intitulado <Jogue com Garra! 3 Tabuleiro dos sons da letra g=, que visa promover a reflexão sobre as correspondências fonográficas da letra <g= 4 seja com valor de /g/ ou de /ʒ/ 4, bem como ensinar o uso adequado da letra <g= e do dígrafo <gu=. Esta proposta contribui de forma efetiva para o ensino da ortografia da Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por favorecer o desenvolvimento de habilidades relacionadas à escrita de palavras com correspondências regulares contextuais grafadas com <g= e com <gu=. Além disso, pode ser utilizada no enfrentamento de outras dificuldades ortográficas, dada a sua versatilidade e as diversas possibilidades de adaptação quanto à temática e ao nível de escolaridade. Assim, sinta-se à vontade para explorar, adaptar e colocar em prática esta proposta pedagógica. | pt_BR |
| dc.publisher.program | Pós-Graduação Profissional em Letras | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Letras (recursos educacionais e técnicos) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ROSELI_OLIVEIRA_SOUSA-Caderno pedagogico.pdf | 16,96 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
