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dc.contributor.authorLira, Wallas Bruno Santos-
dc.date.accessioned2025-09-05T15:03:37Z-
dc.date.available2025-09-05T15:03:37Z-
dc.date.issued2025-07-30-
dc.identifier.citationLIRA, Wallas Bruno Santos. Uso de sistemas de apoio à decisão para gestão de ativos em instituições de ensino superior por meio da modelagem de processos de negócios. 2025. 64 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23081-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectSoftwarepor
dc.subjectAutomação de processospor
dc.subjectGestão de ativospor
dc.subjectGovernançapor
dc.subjectSistema de apoio a decisãopor
dc.titleUso de sistemas de apoio à decisão para gestão de ativos em instituições de ensino superior por meio da modelagem de processos de negóciospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Gilton José Ferreira da-
dc.description.resumoA gestão de ativos nas Instituições Públicas de Ensino Superior no Brasil ainda é majoritariamente manual, o que amplia tempos de tramitação, eleva a probabilidade de erro e dificulta a visão estratégica sobre recursos críticos. Diante desse cenário, esta dissertação modela conceitualmente um Sistema de Apoio à Decisão, integrado à notação Business Process Model and Notation e orientado por um plano de avaliação baseado no método Goal–Question–Metric, para otimizar especialmente os processos administrativos ligados às solicitações de adicionais ocupacionais, tendo a Universidade Federal de Sergipe como estudo de caso principal. Metodologicamente, o trabalho seguiu cinco etapas: (i) mapeamento do cenário as is na Universidade Federal de Sergipe; (ii) revisão da literatura, que evidenciou a ausência de modelos de apoio à decisão aplicados a processos administrativos em Instituições Públicas de Ensino Superior; (iii) modelagem to be com pontos de automação e regras de decisão; (iv) prototipação conceitual do sistema acoplado a camadas de Business Intelligence, prevendo dashboards e indicadores; e (v) definição de metas, perguntas e métricas pelo método Goal–Question–Metric para mensurar ganhos projetados (tempo de análise, variabilidade, completude documental, automação e satisfação). Para triangulação externa, aplicou-se um survey exploratório com amostragem snowball a gestores de outras Instituições Públicas de Ensino Superior. A amostra reduzida (10 respostas válidas) constitui uma limitação, mas os achados convergem com o caso da Universidade Federal de Sergipe: 60% reportam documentação incompleta, 80% veem a implantação de um sistema de apoio à decisão como viável e 90% relatam conflitos de tempo decorrentes da ausência de equipe dedicada. Os resultados indicativos sustentam que a solução proposta, aliada à notação Business Process Model and Notation e a Business Intelligence, pode reduzir prazos, padronizar fluxos, elevar a transparência e apoiar decisões baseadas em dados. As metas estabelecidas pelo método Goal–Question–Metric balizam avaliações futuras quando da implementação do sistema. Como contribuição, o trabalho entrega um referencial replicável para Instituições Públicas de Ensino Superior, preenchendo uma lacuna identificada na literatura e oferecendo um caminho estruturado para a transformação digital de processos administrativos críticos.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Rosa, Barbara Cristina da Silva-
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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