Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23143
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Camila Maria Andrade dos-
dc.contributor.authorSilva, Ricardo Alexandre Galdino da-
dc.contributor.authorWartha, Edson José-
dc.date.accessioned2025-09-17T16:27:59Z-
dc.date.available2025-09-17T16:27:59Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationSANTOS, C. M. A.; SILVA, R. A. G.; WARTHA, E. J. O conceito de eletronegatividade na educação básica e no ensino superior. Química Nova, São Paulo, v. 34, n. 10, p. 1846-1851, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/BVnLLwFWQRHxPCVXJn4YtZG/?lang=pt. Acesso em: 17 set. 2025.pt_BR
dc.identifier.issn1678-7064-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23143-
dc.description.abstractThe goal of this study was to examine the means used by textbook authors to introduce, define, and explain the electronegativity concept in high school and introductory college chemistry textbooks. Results obtained showed that most textbooks lacked history precedence and did not deal with the conceptual understanding and manifesting a strong standardization of characteristics that, from our point of view, do not favor the teaching-learning of the electronegativity concept.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherSociedade Brasileira de Químicapt_BR
dc.relation.ispartofQuímica Novapt_BR
dc.subjectEletronegatividadepor
dc.subjectSaberes científicospor
dc.subjectMateriais didáticospor
dc.subjectTransposição didáticapor
dc.subjectElectronegativityeng
dc.subjectHistorical approacheng
dc.subjectTextbookseng
dc.titleO conceito de eletronegatividade na educação básica e no ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeThe electronegativity concept in the secondary education and in the university educationeng
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi examinar os meios utilizados por autores de livros didáticos para introduzir, definir e explicar o conceito de eletronegatividade em livros didáticos de química do ensino médio e do ensino superior. Os resultados obtidos mostraram que a maioria dos livros didáticos carecia de precedentes históricos e não abordava a compreensão conceitual, manifestando uma forte padronização de características que, do nosso ponto de vista, não favorecem o ensino-aprendizagem do conceito de eletronegatividade.pt_BR
dc.description.localSão Paulopt_BR
Aparece nas coleções:DQI - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ConceitoEletronegatividadeEducacaoBasicaEnsinoSuperior.pdf207,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.