Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23143
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Camila Maria Andrade dos | - |
dc.contributor.author | Silva, Ricardo Alexandre Galdino da | - |
dc.contributor.author | Wartha, Edson José | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-17T16:27:59Z | - |
dc.date.available | 2025-09-17T16:27:59Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, C. M. A.; SILVA, R. A. G.; WARTHA, E. J. O conceito de eletronegatividade na educação básica e no ensino superior. Química Nova, São Paulo, v. 34, n. 10, p. 1846-1851, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/BVnLLwFWQRHxPCVXJn4YtZG/?lang=pt. Acesso em: 17 set. 2025. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1678-7064 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23143 | - |
dc.description.abstract | The goal of this study was to examine the means used by textbook authors to introduce, define, and explain the electronegativity concept in high school and introductory college chemistry textbooks. Results obtained showed that most textbooks lacked history precedence and did not deal with the conceptual understanding and manifesting a strong standardization of characteristics that, from our point of view, do not favor the teaching-learning of the electronegativity concept. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Sociedade Brasileira de Química | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Química Nova | pt_BR |
dc.subject | Eletronegatividade | por |
dc.subject | Saberes científicos | por |
dc.subject | Materiais didáticos | por |
dc.subject | Transposição didática | por |
dc.subject | Electronegativity | eng |
dc.subject | Historical approach | eng |
dc.subject | Textbooks | eng |
dc.title | O conceito de eletronegatividade na educação básica e no ensino superior | pt_BR |
dc.title.alternative | The electronegativity concept in the secondary education and in the university education | eng |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.identifier.license | Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo foi examinar os meios utilizados por autores de livros didáticos para introduzir, definir e explicar o conceito de eletronegatividade em livros didáticos de química do ensino médio e do ensino superior. Os resultados obtidos mostraram que a maioria dos livros didáticos carecia de precedentes históricos e não abordava a compreensão conceitual, manifestando uma forte padronização de características que, do nosso ponto de vista, não favorecem o ensino-aprendizagem do conceito de eletronegatividade. | pt_BR |
dc.description.local | São Paulo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DQI - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ConceitoEletronegatividadeEducacaoBasicaEnsinoSuperior.pdf | 207,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.