Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23225
Tipo de Documento: | Caderno pedagógico |
Título : | Transitiva em trânsito desmistificando a sintaxe do verbo |
Autor : | Santana, Bruno Maciel |
Fecha de publicación : | 2025 |
Director(a): | Sobral, Denson André Pereira da Silva |
Resumen: | Prezado(a) professor(a), Este caderno didático, concebido como um conjunto de atividades organizadas em aulas para serem ministradas aos alunos, acompanhado de um jogo pedagógico, é fruto de uma pesquisa desenvolvida para estudantes do 8o ano do Ensino Fundamental. O material foi elaborado no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, como requisito para a obtenção do título de mestre. Sua aplicação ocorreu em uma escola pública estadual, experiência que contribuiu para o aprimoramento da versão final. Ao apresentar este material aos colegas professores de Língua Portuguesa, buscamos colaborar para a melhoria do ensino da transitividade verbal, oferecendo suporte ao trabalho docente e ao ensino de um conteúdo muitas vezes considerado complexo e cansativo. O caderno propõe atividades preparatórias para o desenvolvimento das habilidades necessárias à prática final de um jogo do tipo baralho sobre transitividade verbal. A decisão de trabalhar a transitividade verbal surgiu de nossa prática cotidiana, pois constatamos que os alunos não conseguiam aprender o conteúdo da forma tradicional com que vem sendo ensinado, ou seja, por meio de exercícios repetitivos e descontextualizados, que não têm conseguido engajar os estudantes de forma eficaz. A elaboração deste caderno teve como foco os estudantes do 8o ano do Ensino Fundamental, mas sua formatação não impede que seja utilizado em anos posteriores como ferramenta de revisão do objeto de estudo. O material é dividido em três partes: 1. Seção teórica, que apresenta fundamentos para as práticas de ensino de gramática; 2. Atividades preparatórias, voltadas ao uso do produto; 3. Seção prática, baseada na aplicação de um jogo pedagógico tipo baralho. Esperamos que este caderno possa auxiliá-lo(a) no ensino-aprendizagem da transitividade verbal, tornando as aulas mais interessantes, dinâmicas e produtivas. Boa leitura e bom trabalho! |
Palabras clave : | Gramática normativa Transitividade verbal Produto educacional Língua portuguesa – Gramática Língua portuguesa – Verbos Norma linguística Jogos educativos Língua portuguesa – Estudo e ensino |
Área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Es parte de: | Desmistificando a sintaxe do verbo : estratégias pedagógicas para o ensino da transitividade verbal no ensino fundamental |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23225 |
Aparece en las colecciones: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
BRUNO_MACIEL_SANTANA_Cadernopedagogico.pdf | 771,45 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.