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Tipo de Documento: Monografia
Título: Um estudo sobre os resultados acadêmicos dos alunos da UFS beneficiados pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) nos anos de 2010, 2015 e 2017
Autor(es): Lopes, Gláucia Araújo Santos
Data do documento: 29-Out-2025
Orientador: Oliveira, Kleber Fernandes de
Coorientador: Sera, Eduardo Keidin
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar evidências de que o desempenho acadêmico dos alunos beneficiados pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil(PNAES) na Universidade Federal de Sergipe é superior aos alunos que não participam destes programas. Durante a pesquisa constatou-se que os alunos que recebem assistência dos programas governamentais tiveram desempenhos superiores na Média de Conclusão (MC), Média Geral Ponderada (MGP), Índice de Eficiência em Carga Horária (IECH) e no Índice de Eficiência em Períodos Letivos (IEPL) quando comparados aos alunos que não estão contemplados nos programas. A Análise descritiva foi o método estatístico utilizado na elaboração do panorama das Coortes dos ingressantes de 2010, 2015 e 2017, e na investigação das possíveis causas da evasão dos alunos da UFS, assim como no traçamento do perfil do discente assistido pelo programa. O modelo de Regressão foi o processo metodológico aplicado para comparar o desempenho dos alunos beneficiados do PNAES com os demais discentes não assistidos.
Abstract: This work aims to analyze evidence that the academic performance of students benefited by the National Student Assistance Program (PNAES) at the Federal University of Sergipe is superior to students who do not participate in these programs. During the research, it was found that students who receive assistance from government programs had superior performances in the Average Conclusion (MC), General Weighted Average (MGP), Efficiency Index in Hours Load (IECH) and in the Efficiency Index in Teaching Periods (IEPL) when compared to students who are not included in the programs. Descriptive analysis was the statistical method used in the elaboration of the panorama of the Cohorts of freshmen in 2010, 2015 and 2017, and in the investigation of the possible causes of the dropout of UFS students, as well as in the profiling of the student assisted by the program. The regression model was the methodological process applied to compare the performance of students benefiting from the PNAES with other non-assisted students.
Palavras-chave: Ciências atuariais
Ensino superior (UFS)
Indicadores da educação superior
Desempenho acadêmico
Modelo de regressão
Políticas educacionais
Higher education indicators
Academic achievement
Regression model
Public policy evaluation
Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)
Média Geral Ponderada (MGP)
Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Evasão escolar (UFS)
área CNPQ: OUTROS::CIENCIAS ATUARIAIS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DECAT - Departamento de Estatística e Ciências Atuariais – Ciências Atuariais – São Cristóvão – Presencial
Citação: Gláucia Araújo Santos, Lopes. Um estudo sobre os resultados acadêmicos dos alunos da UFS beneficiados pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) nos anos de 2010, 2015 e 2017. São Cristóvão, 2022. Monografia (graduação em Ciências Atuariais) – Departamento de Estatística e Ciências Atuariais, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23877
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