Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23972
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Luana Feitosa-
dc.date.accessioned2025-12-01T12:07:14Z-
dc.date.available2025-12-01T12:07:14Z-
dc.date.issued2025-04-01-
dc.identifier.citationSANTOS, Luana Feitosa. A mulher pedagógica: ensaio sobre a visibilidade da sexualidade docente. 2025. 38 f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23972-
dc.description.abstractThis research was produced in an essay format, in which the researcher's perceptions and stories merge with gender theories. The research problem was: How can the presence of bisexual teachers in education contribute to (re)thinking the role of women in society? To answer it, the following general objective was created: to problematize the impact of the presence of bisexual teachers in education as a way of reflecting on a non-heteronormative education. Methodologically, the study was outlined in a bibliographic way and resulted in the reflection that teacher sexuality can operate as pedagogy in the school, as well as verified that the teaching staff is political and pedagogical because by its existence the assumptions of patriarchy and capitalism can be questioned. Bisexual teachers in education can assert non- heteronormativity, contributing to a more inclusive and critical teaching.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectProfessoras bissexuaispor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectHeteronormatividadepor
dc.subjectEducacioneng
dc.subjectBisexual teacherseng
dc.subjectGendereng
dc.subjectSexualityeng
dc.subjectHeteronormativityeng
dc.titleA mulher pedagógica : ensaio sobre a visibilidade da sexualidade docentept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Accorsi, Fernanda Amorim-
dc.description.resumoEsta pesquisa foi produzida em formato de ensaio, em que as percepções e histórias da pesquisadora se fundem com as teorias de gênero. O problema de pesquisa foi: Como a presença das professoras bissexuais na educação pode contribuir para (re)pensar o papel da mulher na sociedade? Para respondê-lo, foi criado o seguinte objetivo geral: problematizar o impacto da presença de professoras bissexuais na educação como forma de refletir sobre uma educação não heteronormativa. Metodologicamente, o estudo foi delineado de modo bibliográfico e resultou na reflexão que a sexualidade docente pode operar como pedagogia na escola, bem como verificou que o corpo da docente é político e pedagógico porque pela sua existência os pressupostos do patriarcado e do capitalismo podem ser questionados. As professoras bissexuais na educação podem asseverar a não heteronormatividade, contribuindo para um ensino mais inclusivo e crítico.pt_BR
dc.publisher.departmentDEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localItabaiana/SEpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luana_Feitosa_Santos.pdf331,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.