Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23972| Tipo de Documento: | Monografia |
| Título: | A mulher pedagógica : ensaio sobre a visibilidade da sexualidade docente |
| Autor(es): | Santos, Luana Feitosa |
| Data do documento: | 1-Abr-2025 |
| Orientador: | Accorsi, Fernanda Amorim |
| Resumo: | Esta pesquisa foi produzida em formato de ensaio, em que as percepções e histórias da pesquisadora se fundem com as teorias de gênero. O problema de pesquisa foi: Como a presença das professoras bissexuais na educação pode contribuir para (re)pensar o papel da mulher na sociedade? Para respondê-lo, foi criado o seguinte objetivo geral: problematizar o impacto da presença de professoras bissexuais na educação como forma de refletir sobre uma educação não heteronormativa. Metodologicamente, o estudo foi delineado de modo bibliográfico e resultou na reflexão que a sexualidade docente pode operar como pedagogia na escola, bem como verificou que o corpo da docente é político e pedagógico porque pela sua existência os pressupostos do patriarcado e do capitalismo podem ser questionados. As professoras bissexuais na educação podem asseverar a não heteronormatividade, contribuindo para um ensino mais inclusivo e crítico. |
| Abstract: | This research was produced in an essay format, in which the researcher's perceptions and stories merge with gender theories. The research problem was: How can the presence of bisexual teachers in education contribute to (re)thinking the role of women in society? To answer it, the following general objective was created: to problematize the impact of the presence of bisexual teachers in education as a way of reflecting on a non-heteronormative education. Methodologically, the study was outlined in a bibliographic way and resulted in the reflection that teacher sexuality can operate as pedagogy in the school, as well as verified that the teaching staff is political and pedagogical because by its existence the assumptions of patriarchy and capitalism can be questioned. Bisexual teachers in education can assert non- heteronormativity, contributing to a more inclusive and critical teaching. |
| Palavras-chave: | Educação Professoras bissexuais Gênero Sexualidade Heteronormatividade Educacion Bisexual teachers Gender Sexuality Heteronormativity |
| área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
| Departamento: | DEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencial |
| Citação: | SANTOS, Luana Feitosa. A mulher pedagógica: ensaio sobre a visibilidade da sexualidade docente. 2025. 38 f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2025. |
| URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23972 |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Luana_Feitosa_Santos.pdf | 331,65 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
