Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23974
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAmaral, Sofia Oliveira-
dc.date.accessioned2025-12-01T12:23:24Z-
dc.date.available2025-12-01T12:23:24Z-
dc.date.issued2025-05-16-
dc.identifier.citationAmaral, Sofia Oliveira. A economia da atenção no jornalismo digital : um estudo das estratégias do candidato Pablo Marçal para direcionar a cobertura das eleições de São Paulo em 2024. São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação em Jornalismo) – Departamento de Comunicação Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23974-
dc.description.abstractThis paper investigates the relationship between the attention economy and journalism, using as a case study the coverage of Pablo Marçal's campaign in the 2024 municipal elections in São Paulo. The research begins by developing a state-of-the-art of scientific productions that articulate the fields and, through a bibliographic review, establishes categories of analysis capable of identifying similarities and distances between the logic proposed by the new economic model and journalism. The central methodology used is content analysis, which was useful to evaluate 50 posts from the G1 portal on Instagram, collected in the period of four months prior to the election date, which comprise the empirical material. The results demonstrate that Marçal made an effort to bring the attention economy closer to the journalistic field to operationalize his political-electoral strategies by mobilizing public attention. However, his actions are incapable of connecting the fields due to structural divergences in the conceptions of these two activities. Thus, it is concluded that this dynamic carried out in digital social media presents substantial risks to the social function of journalism.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectJornalismopor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectJornalismo digitalpor
dc.subjectEconomia socialpor
dc.subjectPablo Marçalpor
dc.subjectEleições 2024por
dc.subjectDigital journalismeng
dc.subjectAttention economyeng
dc.subjectPablo Marçaleng
dc.subject2024 electionseng
dc.titleA economia da atenção no jornalismo digital : um estudo das estratégias do candidato Pablo Marçal para direcionar a cobertura das eleições de São Paulo em 2024pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Franciscato, Carlos Eduardo-
dc.description.resumoEste trabalho investiga as relações entre economia da atenção e jornalismo, tomando como estudo de caso a cobertura da campanha de Pablo Marçal nas eleições municipais de São Paulo em 2024. A pesquisa parte da elaboração de um estado da arte das produções científicas que articulam os campos e, por meio de revisão bibliográfica, estabelece categorias de análise capazes de identificar aproximações e distanciamentos entre a lógica proposta pelo novo modelo econômico e o jornalismo. Como metodologia central, utiliza-se a análise de conteúdo, que foi útil para avaliar 50 publicações do portal G1 no Instagram, coletadas no período de quatro meses anteriores à data das eleições, que compreendem o material empírico. Os resultados demonstram que Marçal realizou o esforço de aproximação da economia da atenção com o campo jornalístico para operacionalizar suas estratégias político-eleitorais por meio da mobilização da atenção pública. Entretanto, sua atuação apresenta a incapacidade de conectar os campos devido a divergências estruturais nas concepções dessas duas atividades. Com isso, conclui-se que essa dinâmica realizada nas mídias sociais digitais apresenta riscos substantivos à função social do jornalismo.pt_BR
dc.publisher.departmentDCOS - Departamento de Comunicação Social – Jornalismo – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sofia_Oliveira_Amaral.pdf8,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.