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Tipo de Documento: Monografia
Título: A economia da atenção no jornalismo digital : um estudo das estratégias do candidato Pablo Marçal para direcionar a cobertura das eleições de São Paulo em 2024
Autor(es): Amaral, Sofia Oliveira
Data do documento: 16-Mai-2025
Orientador: Franciscato, Carlos Eduardo
Resumo: Este trabalho investiga as relações entre economia da atenção e jornalismo, tomando como estudo de caso a cobertura da campanha de Pablo Marçal nas eleições municipais de São Paulo em 2024. A pesquisa parte da elaboração de um estado da arte das produções científicas que articulam os campos e, por meio de revisão bibliográfica, estabelece categorias de análise capazes de identificar aproximações e distanciamentos entre a lógica proposta pelo novo modelo econômico e o jornalismo. Como metodologia central, utiliza-se a análise de conteúdo, que foi útil para avaliar 50 publicações do portal G1 no Instagram, coletadas no período de quatro meses anteriores à data das eleições, que compreendem o material empírico. Os resultados demonstram que Marçal realizou o esforço de aproximação da economia da atenção com o campo jornalístico para operacionalizar suas estratégias político-eleitorais por meio da mobilização da atenção pública. Entretanto, sua atuação apresenta a incapacidade de conectar os campos devido a divergências estruturais nas concepções dessas duas atividades. Com isso, conclui-se que essa dinâmica realizada nas mídias sociais digitais apresenta riscos substantivos à função social do jornalismo.
Abstract: This paper investigates the relationship between the attention economy and journalism, using as a case study the coverage of Pablo Marçal's campaign in the 2024 municipal elections in São Paulo. The research begins by developing a state-of-the-art of scientific productions that articulate the fields and, through a bibliographic review, establishes categories of analysis capable of identifying similarities and distances between the logic proposed by the new economic model and journalism. The central methodology used is content analysis, which was useful to evaluate 50 posts from the G1 portal on Instagram, collected in the period of four months prior to the election date, which comprise the empirical material. The results demonstrate that Marçal made an effort to bring the attention economy closer to the journalistic field to operationalize his political-electoral strategies by mobilizing public attention. However, his actions are incapable of connecting the fields due to structural divergences in the conceptions of these two activities. Thus, it is concluded that this dynamic carried out in digital social media presents substantial risks to the social function of journalism.
Palavras-chave: Jornalismo
Ensino superior (UFS)
Jornalismo digital
Economia social
Pablo Marçal
Eleições 2024
Digital journalism
Attention economy
Pablo Marçal
2024 elections
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DCOS - Departamento de Comunicação Social – Jornalismo – São Cristóvão – Presencial
Citação: Amaral, Sofia Oliveira. A economia da atenção no jornalismo digital : um estudo das estratégias do candidato Pablo Marçal para direcionar a cobertura das eleições de São Paulo em 2024. São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação em Jornalismo) – Departamento de Comunicação Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23974
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