Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24015
Tipo de Documento: Dissertação
Título: O Instagram como instrumento informacional das graduações do CCSA/UFS
Autor(es): Santos, Douglas de Souza
Data do documento: 30-Jul-2025
Orientador: Bari, Valéria Aparecida
Resumo: O presente estudo tem o intuito de analisar o uso do Instagram como instrumento informacional pelos cursos do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Federal de Sergipe (CCSA/UFS). Considerando o crescimento das Redes Sociais Digitais (RSD) como espaços de comunicação e mediação da informação, o estudo reflete como essa plataforma pode contribuir para a dinâmica acadêmica dentro do novo regime informacional impulsionado pelos novos arranjos societários descendentes dos processos da cibercultura. A metodologia utilizada inclui revisão de literatura cientométrica e narrativa, análise SWOT do campo empírico e a elaboração de um produto tecnológico: o Arandu, um aplicativo voltado à mediação da informação em ambientes didáticos e paradidáticos. Os resultados indicam que o Instagram, assim como outras RSD, quando usados estrategicamente e com finalidade educacional, potencializa a interação entre discentes, docentes e a comunidade acadêmica, favorecendo a disseminação das informações e a construção colaborativa do conhecimento.
Abstract: This study analyzes the use of Instagram as an information tool in programs at the Center for Social and Applied Sciences at the Federal University of Sergipe (CCSA/UFS). Considering the growth of Digital Social Networks (DSN) as spaces for communication and information mediation, the study reflects on how this platform can contribute to academic dynamics within the new information regime driven by new societal arrangements descending from cyberculture processes. The methodology used includes a review of scientometric and narrative literature, a SWOT analysis of the empirical field, and the development of a technological product: Arandu, an application focused on information mediation in educational and non-educational environments. The results indicate that Instagram, like other DSNs, when used strategically and for educational purposes, enhances interaction between students, faculty, and the academic community, fostering the dissemination of information and the collaborative construction of knowledge.
Palavras-chave: Comunicação científica
Redes Sociais Digitais (RSD)
Mediação da informação
Regime de informação
Scientific communication
Digital social networks
Information mediation
Information regime
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Agência de fomento: Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citação: SANTOS, Douglas de Souza. O Instagram como instrumento informacional das graduações do CCSA/UFS. 2025. 91 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.
Licença: Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24015
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOUGLAS_SOUZA_SANTOS.pdf3,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.