Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24017| Tipo de Documento: | Artigo |
| Título : | A construção da identidade da professora e do professor de ciências na formação inicial: uma análise de projeto pedagógico do curso a partir de Lee Shulman |
| Autor : | Leal, Sabrina Milhomem Silva, Jemima Queiroz da Angelo, José Adriano Cavalcante |
| Fecha de publicación : | feb-2024 |
| Resumen: | A identidade profissional do professor de Ciências e Biologia é crucial para o sucesso do ensino. O currículo da formação inicial é fundamental para a constituição dessa identidade. Este artigo analisou o Projeto Pedagógico Curricular do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Tocantins. A pesquisa utilizou a Análise Documental para coletar os dados e as sete categorias de conhecimento necessárias à formação docente delimitadas por Shulman (1987) para análise. Os resultados mostraram que o curso cumpre parcialmente as categorias utilizadas. É necessário refletir e observar mais cuidadosamente a formação inicial de docentes em Ciências e Biologia. |
| Resumen : | The professional identity of Science and Biology teachers is crucial to the success of education. The curriculum in initial training is fundamental to the formation of this identity. This article analyzed the Curricular Pedagogical Project of the Biological Sciences Teaching Degree program at the Federal University of Tocantins. The research used Document Analysis to collect the data and the seven categories of knowledge necessary for teacher training, delimited by Shulman (1987), for analysis. The results showed that the course partially complies with the categories used. It is necessary to reflect and observe more carefully the initial training of Science and Biology teachers. |
| Palabras clave : | Identidade profissional docente Formação docente Projeto pedagógico curricular (PPC) Professional teaching identity Teacher education Curricular pedagogical project |
| ISSN : | 1809-3264 |
| Es parte de: | Revista Querubim – revista eletrônica de trabalhos científicos nas áreas de Letras, Ciências Humanas e Ciências Sociais |
| Idioma : | por |
| Institución / Editorial : | Faculdade de Educação - Universidade Federal Fluminense (FEUFF) |
| Citación : | LEAL, S. M.; SILVA, J. Q.; ANGELO, J. A. C. A construção da identidade da professora e do professor de ciências na formação inicial: uma análise de projeto pedagógico do curso a partir de Lee Shulman. Revista Querubim, Niterói, ano 20, v. 01, n. 52, fev. 2024. Disponível em: https://www.periodicos.uff.br/querubim/issue/view/2982/976. Acesso em: 5 dez. 2025. |
| License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo autor. |
| URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24017 |
| Aparece en las colecciones: | RENOEN - Artigos de periódicos |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ConstrucaoIdentidadeProfCiencias.pdf | 252,33 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
