Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/3340
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Dmitry: uma arquitetura para gestão ágil de projetos no moodle
Autor(es): Santos, Christiano Lima
Data do documento: 16-Mai-2014
Orientador: Schneider, Henrique Nou
Resumo: Nas últimas décadas, barreiras geográficas deixaram de existir, a comunicação tornou-se mais veloz e acessível e ferramentas tecnológicas ampliaram o poder de processamento humano das informações, levando a profundas transformações econômicas, sociais e culturais. Assim, Tecnologias da Informação e Comunicação receberam papel fundamental em uma sociedade que se comunica, negocia e aprende "em rede", entretanto abordagens educacionais adotadas nas instituições de ensino ainda se encontram defasadas. Novas técnicas de ensino construtivistas como a Aprendizagem Baseada em Projetos e ferramentas computacionais como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem são pesquisadas e experimentadas, apontando a gestão de projetos educativos por meio do ciberespaço como uma possível abordagem educacional capaz de promover a construção do conhecimento pelos próprios aprendizes de forma colaborativa e superando restrições geográficas. Esta dissertação analisa o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle como suporte à técnica de Aprendizagem Baseada em Projetos e apresenta uma arquitetura de software para a gestão de projetos educativos como um ambiente que permita a aprendizagem de forma mais autônoma e colaborativa.
Abstract: In recent decades, geographic barriers no longer exist, communication has become faster and affordable and technological tools expanded the power of human information processing, leading to profound economic, social and cultural transformations. Thus, Information and Communication Technologies received critical role in a society that communicates, negotiates and learns "in network", however educational approaches adopted in schools and universities are still lagged. New constructivist teaching techniques such as Project-Based Learning and computational tools like Virtual Learning Environments are researched and experimented, suggesting educational project management through cyberspace as a possible educational approach that promotes the construction of knowledge by the learners themselves collaboratively and overcoming geographical constraints. This dissertation analyzes the Virtual Learning Environment Moodle to support the technique of Project-Based Learning and presents a software architecture for the educational project management like an environment that enables learning of more autonomous and collaborative way.
Palavras-chave: Sistemas de computação - Educação
Ambientes virtuais compartilhados
Programas de computador - Aprendizagem
Moodle
Aprendizagem baseada em projetos
Ambiente virtual de aprendizagem
Computer programs
Computer systems
Shared virtual environments
Virtual learning environments
Project-based learning
área CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ciência da Computação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/3340
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CHRISTIANO_LIMA_SANTOS.pdf2,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.