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dc.contributor.authorGois, Camila Bomfim dept_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T13:09:49Z-
dc.date.available2017-09-26T13:09:49Z-
dc.date.issued2014-12-17-
dc.identifier.citationGOIS, Camila Bomfim de. Crianças e assentamento : meio ambiente, representações e vivências. 2014. 92 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4158-
dc.description.abstractThis work has as its mainly objective to analise the social representations of environment built by children who studies at the Municipal School Zumbi dos Palmares, located at Jacaré-Curituba Settlement, into Sergipe´s sertão. Therefore, we were based on the understanding that the conceptions about the environment are built on relationships established daily between the social subjects and the social and natural environment, due to the fact that they experience a variety of signs and representations, resulting in such interaction, which is the construction of environmental realities. The study is focused on theoretical frameworks on social representations of the environment and construction of environmental knowledge that enabled us to verify: What are the sociocultural aspects experienced by children that allow them to interpret the world in a particular way and act on it? The research starts from data collected through observations, video recordings and drawings of children, becoming itself a qualitative research with an ethnomethodological bias. The categorization of the concept of environment is based on the studies of Sauvé (1997). The results obtained pinpoint that the majority of children perceive the environment as a place to live. Although they understand the need of natural elements to highlight a scenario such as the environment, understanding of the environment as a synonym of nature was tentatively presented as well as the understanding of the environment as a problem and as a resource.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectAssentamentopor
dc.subjectChildreneng
dc.subjectSocial representationseng
dc.subjectEnvironmenteng
dc.subjectSettlementeng
dc.titleCrianças e assentamento : meio ambiente, representações e vivênciaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6182368087849642por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8392706159125796por
dc.contributor.advisor1Soares, Maria José Nascimentopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo principal analisar as representações sociais de meio ambiente construídas por crianças que estudam na Escola Municipal Zumbi dos Palmares, localizada no Assentamento Jacaré-Curituba, sertão sergipano. Para tanto, nos apoiamos na compreensão de que as concepções sobre o meio ambiente se constroem nas relações que se estabelecem cotidianamente entre os sujeitos sociais e o meio social e natural em que vivenciam uma variedade de signos e representações, resultando, dessa interação, a construção de realidades socioambientais. O estudo está centrado em referenciais teóricos sobre representações sociais de meio ambiente e construção do saber ambiental que nos possibilitaram verificar: Quais são os aspectos socioculturais vivenciados pelas crianças que lhes permitem interpretar o mundo de determinada maneira e agir sobre ele? A investigação parte de dados coletados mediante observações, gravações em vídeo e desenhos das crianças, orientando-se como uma pesquisa qualitativa com viés etnometodológico. A categorização do conceito de meio ambiente se fundamentou nos estudos de Sauvé (1997). Os resultados obtidos mostraram que a maioria das crianças percebe o meio ambiente como um lugar para viver. Embora elas percebam a necessidade de elementos naturais para destacar um cenário como meio ambiente, a compreensão de meio ambiente enquanto sinônimo de natureza foi timidamente apresentado. Destacaram-se ainda a compreensão de meio ambiente como um problema e como recurso.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambientepor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
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