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dc.contributor.authorSantos, Marília Barbosa dos-
dc.date.accessioned2017-09-26T13:10:55Z-
dc.date.available2017-09-26T13:10:55Z-
dc.date.issued2017-02-17-
dc.identifier.citationSANTOS, Marília Barbosa dos. Entre crianças : meio ambiente, mídia e formação sociocultural. 2017. 119 f. Dissertação (Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4252-
dc.description.abstractThis research analyzes the influence of cartoons in the constitution of pro-environmental behaviors of children (six to eleven years old). The aim was to identify and understand children's opinions, beliefs and explanations regarding environmental cartoons. The central themes researched were the notions of sustainability, conservation, preservation and future of the planet. Ethnomethodology was the theoretical-methodological approach adopted for the development of the research. Methodological procedures involved strategies common to ethnomethodology: disruption experiments, studies done by researchers of their own practices and their creation of meaning, use of field methods to study natural situations and record and transcribe ordinary activities. The main data collection instruments used were: direct observation, participant observation, informal conversations, interviews, video recordings, projection of recorded material for the research participants themselves, audio recordings, field notes, as well as discussions with the participants. The results pointed out that the television media is a means of communication of recurrent use among children. Thus, it is explicit that, children like and watch cartoons of environmental themes, critically analyze the conduct in defense and/or conservation of the environment in each episode and refer to the actions of characters in daily life. Finally, cartoons exert influence on the construction of environmental self-reference and on the dissemination of pro-environmental behavior to the target public investigated.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEducação de criançaspor
dc.subjectComunicação de massapor
dc.subjectComunicação de massa e meio ambientepor
dc.subjectDesenho animadopor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectEnvironmenteng
dc.subjectCartooneng
dc.subjectChildreneng
dc.titleEntre crianças : meio ambiente, mídia e formação socioculturalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8865845161686312por
dc.contributor.advisor1Souza, Antônio Vital Menezes de-
dc.description.resumoO objeto de estudo dessa pesquisa é a influência de desenhos animados na constituição de condutas pró-ambientais de crianças com idade entre seis a onze anos. Buscou-se identificar e compreender opiniões, crenças e explicações de crianças em relação aos desenhos animados de temática ambiental. Os temas centrais pesquisados foram as noções de sustentabilidade, conservação, preservação e futuro do planeta. A Etnometodologia foi a abordagem teórico- metodológica adotada para o desenvolvimento da pesquisa. Os procedimentos metodológicos envolveram estratégias comuns à Etnometodologia: experimentos de desarrumação, estudos feitos pelos pesquisadores de suas próprias práticas e sua criação de sentido, utilização de métodos de campo para estudar situações naturais e gravar e transcrever atividades ordinárias. Os principais instrumentos de coleta de dados utilizados foram: observação direta, observação participante, conversas informais, entrevistas, gravações em vídeo, projeção do material gravado para os próprios participantes da pesquisa, gravações em áudio, notas de campo, além de debates com os participantes. Os resultados apontaram que a mídia televisiva é um meio de comunicação de uso recorrente entre as crianças. Desse modo, explicita-se que, as crianças gostam e assistem desenhos animados de temática ambiental, analisam criticamente as condutas em defesa e/ou conservação do meio ambiente em cada episódio e fazem referência às ações de personagens no cotidiano. Por fim, os desenhos animados exercem influências na construção da autorreferência ambiental e na disseminação de condutas pró-ambientais para o público alvo investigado.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambientepor
dc.subject.cnpqOUTROSpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece en las colecciones: Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente

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