Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4305
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Organizações sociais : numa proposta de sustentabilidade em assentamentos rurais
Autor(es): Almeida, Ronise Nascimento de
Data do documento: 24-Fev-2006
Orientador: Vargas, Maria Augusta Mundim
Resumo: A cada dia os assentamentos rurais ganham relevância no cenário nacional e vêm despertando questões que ainda não foram suficientemente tocadas. Algumas destas questões se relacionam com as formas de organização social e as dimensões da sustentabilidade dos assentamentos rurais. Assim, procurou-se a partir do entendimento do processo de formação e constituição da organização interna do assentamento Oito de Outubro (INCRA/Sergipe) localizado no Semi-árido Sergipano, caracterizar e diagnosticar o seu grau de sustentabilidade econômica, social, política e ambiental. A estratégia utilizada nesta pesquisa é de natureza sistêmica, pois considera os sistemas de organização dos trabalhadores rurais portadores de potencial endógeno que permitem potencializar a sustentabilidade. A pesquisa de campo foi realizada entre maio e julho de 2005, através da técnica de observação direta, com aplicação de questionários e entrevistas, tendo como público alvo dirigentes e membros da associação, perfazendo um total de 80% da população. Os 44 indicadores e 53 parâmetros utilizados foram eficazes em identificar a contribuição da organização dos assentados nas quatros dimensões da sustentabilidade e também na identificação dos graus de sustentabilidade do assentamento. O resultado do trabalho demonstrou que a organização dos assentados tem contribuído de forma significativa para elevar o grau de sustentabilidade do assentamento e, conseqüentemente, melhor da qualidade de vida da comunidade.
Palavras-chave: Organização social
Indicadores sustentabilidade
Assentamentos rurais
Sergipe
Social organization
Sustainable indicators
Rural establishments
Sergipe
área CNPQ: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: BR
Instituição/Editora: Universidade Federal de Sergipe
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Citação: ALMEIDA, Ronise Nascimento de. Organizações sociais : numa proposta de sustentabilidade em assentamentos rurais. 2006. 150 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4305
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RONISE_NASCIMENTO_ALMEIDA.pdf815,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.