Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4567
Tipo de Documento: Dissertação
Título : Comércio eletrônico e a influência no comportamento consumidor no turismo
Autor : Alves Júnior, Carlos Castro
Fecha de publicación : 5-oct-2015
Director(a): Andrade, José Roberto de Lima
Resumen: Este trabalho tem o objetivo de discutir um modelo referencial de negócio que vem crescendo significativamente no segmento do turismo, modalidade que tem a internet como meio de divulgação, comunicação, negociação, e, principalmente, efetivação da compra do produto turístico. Este modelo é chamado de Comércio Eletrônico ou de Mercado Virtual. Ainda não é possível dimensionar até onde a internet pode alcançar e influenciar na vida das pessoas, mas já é possível comprovar exemplos claros e palpáveis que tanto a rotina como o comportamento do consumidor mudaram significativamente em tão pouco tempo. A muito tempo a tecnologia deixou de ser uma ferramenta em laboratórios de experiência, para fazer parte do cotidiano do homem moderno, e essa realidade inevitável tem provocado muitas mudanças na vida das pessoas. Percebe-se então, um processo de readaptação de hábitos pessoais, práticas de consumo, até reconstrução estrutural em alguns segmentos de mercado, a exemplo do turismo. Aqui, considera-se o turismo não apenas como um segmento de negócio pertencente ao setor terciário, mas como uma atividade econômica de relevância na cadeia produtiva para o desenvolvimento regional. O impacto da mudança é observado no comportamento do consumidor, tanto no processo de pesquisa, na tomada de decisão e na efetivação da compra, como também na nova relação cliente-fornecedor, e nos resultados de faturamento.
Resumen : The purpose of this project is to expose a new benchmark business model, that has grown significantly in the tourism sector, modality that has the internet as a means of dissemination, communication, negotiation, and mainly effect the purchase of the tourism product. This model is called the Virtual Market or Electronic Commerce. Still can not scale up to where the internet can reach and influence in people's lives, but it is possible to establish clear and tangible examples that both, the routine as consumer behaviour have changed significantly in such a short time. A long time the technology is no longer a tool experience in laboratories, to become part of modern man's daily life, and this inevitable reality has caused many changes in people's lives. Therefore, it becomes a personal habits rehabilitation process, consumption practices, even structural reconstruction in some market segments, such as tourism. Here, tourism is considered not only as a business segment belonging to the tertiary sector, but as an economic activity of relevance in the production chain for regional development. The impact of changes are seen in consumer behaviour, both in the research process, decision making and execution of the purchase, as well as the new customer-supplier relationship, and billing results.
Palabras clave : Turismo
Comércio eletrônico
Comportamento do consumidor
Consumidores
Marketing digital
Economia do turismo
Internet
Electronic commerce
Consumer behaviour
Tourism economics
Digital marketing
Área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma : por
PaÍs: Brasil
Institución / Editorial : Universidade Federal de Sergipe
Institución: UFS
Programa de Posgrado: Pós-Graduação Profissional em Economia
Citación : ALVES JÚNIOR, Carlos Castro. Comércio eletrônico e a influência no comportamento consumidor no turismo. 2015. 76 f. Dissertação (Pós-Graduação Profissional em Economia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristovão, 2015.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://ri.ufs.br/handle/riufs/4567
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Economia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CARLOS_CASTRO_ALVES_JUNIOR.pdf1,38 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.