Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4638
Document Type: Dissertação
Title: A aquisição da língua inglesa usando as novas tecnologias da informação e comunicação : a apropriação do conhecimento
Authors: Campos, Artur André Martinez
Issue Date: 8-Aug-2008
Advisor: Schneider, Henrique Nou
Resumo : Este trabalho apresenta um estudo na aquisição da língua inglesa, no que se refere às habilidades de compreensão oral e escrita, através do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, especialmente a Internet. A sociedade do conhecimento é marcada pela apropriação de informação e por novos métodos de aprendizagem que, certamente, contemplarão um aprendiz entrosado com as tecnologias utilizadas no mundo informatizado. A investigação acerca da autonomia na aprendizagem do idioma foi feita através de interações dos alunos com ontologias de domínio encontradas em endereços eletrônicos específicos para o aprendizado de inglês. Para o desenvolvimento da compreensão escrita foram utilizados os sites contendo exercícios gramaticais, atividades de compreensão de texto e os websites de publicações semanais de países de língua inglesa como os EUA, Reino Unido e outros; e para a capacitação da compreensão oral do idioma foram usados sites de podcasts (arquivos de áudio) projetados para aulas de inglês e de estações de rádio AM e FM dos países mencionados. Essa verificação da aquisição foi feita através de uma pesquisa qualitativa utilizando a abordagem do estudo de caso. A observação participante foi utilizada como instrumento de investigação científica e a entrevista semi-estruturada auxiliou a coleta de dados através do questionário SILL. Este estudo verificou a possibilidade de uma nova forma de aprendizagem do idioma Inglês usando a Internet em virtude da ubiqüidade dos computadores no mundo atual.
Abstract: This work is aimed at studying the English language acquisition of the skills of Reading and Listening through the use of ICT. The Knowledge Society is characterized by information sharing and new approaches to learning that certainly will reward those students familiar with Information Technologies. The investigation to verify language learning autonomy was done through the interaction of students and ontologies created to English language learning. The research was performed using websites containing grammar exercises, reading comprehension activities as much as newspapers and magazines online from the U.S.A, U.K., and others aimed to the development of the reading skills; while websites containing podcasts and AM/FM radio station websites were used to develop listening skills. This language acquisition was verified through a qualitative research using the case study method. A participative investigation was conducted by a semi-structured interview which gathered data using the SILL quiz. This study researches a new approach to English language acquisition using the Internet due to the ubiquity of computers nowadays.
Keywords: Educação
Aquisição da segunda língua
E-Learning
Ontologias de Domínio
Tecnologias da informação e comunicação (TIC)
Education
Second Language Acquisition
E-Learning
Ontologies
Information and Communications Technology (ICT)
Subject CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Language: por
Country: BR
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Educação
Citation: CAMPOS, Artur André Martinez. A AQUISIÇÃO DA LÍNGUA INGLESA USANDO AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: A APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO.. 2008. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2008.
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4638
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTUR_ANDRE_MARTINEZ_CAMPOS.pdf2,95 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.