Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4639
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Professor, uma profissão professada : o homem no exercício do magistério (1975 - 2005) |
Autor(es): | Nunes, Suzana Mary de Andrade |
Data do documento: | 8-Ago-2008 |
Orientador: | Freitas, Anamaria Gonçalves Bueno de |
Resumo: | Este estudo trata de aspectos da configuração do trabalho docente masculino no período de 1975 a 2005 em Sergipe. Fundamenta-se em pressupostos da História da Educação a partir da abordagem da História Cultural e da Sociologia. Intenta-se nesta pesquisa compreender os processos de escolha profissional, através dos mecanismos de perpetuação e mudanças ocorridas numa visão sócio-histórica; a formação e investimentos na carreira do magistério dentro de uma perspectiva de exigências e demandas de uma qualificação profissional a partir da história de vida de seis professores do ensino médio e superior. Espera-se, assim, contribuir para os estudos da História da Profissão docente em Sergipe. As trajetórias dos professores-homens pesquisadas que atuam no magistério público em Sergipe permitiram elucidar aspectos significativos do trabalho docente na atualidade. Na maioria dos relatos a escolha profissional aconteceu vinculada a questões sócio-econômicas e à presença próxima de professoras na família mães, tias, esposas, entre outras. Alguns dos professores desenvolveram outras atividades laborais juntamente com o magistério. O investimento profissional, através da busca pelo Mestrado em Educação, conforme revelaram os professores, foi feito visando melhorias salariais e a conquista de novos postos de trabalho. |
Abstract: | This study is about the aspects of male teacher work configuration in the period from 1975 until 2005 in Sergipe. It is based on Education History presupposes from both Cultural History and Sociology approach. The intention of this research is to comprehend the processes of professional choice, through the mechanisms of disturbance and changes accurred in a socio-historical view; the academic training and the investments in the career of teaching in the perspective of requirements and demands of a professional qualification from the lives histories of six teachers from the secondary and high education. It is expected with this investigation a contribution to the studies of teacher profession history in Sergipe. |
Palavras-chave: | História da Educação Profissão Docente História de vida Educatinal History Teacher Professional Life History |
área CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição/Editora: | Universidade Federal de Sergipe |
Sigla da Instituição: | UFS |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Educação |
Citação: | NUNES, Suzana Mary de Andrade. PROFESSOR, UMA PROFISSÃO PROFESSADA: O HOMEM NO EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO (1975 - 2005). 2008. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2008. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/4639 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SUZANA_MARY_ANDRADE_NUNES.pdf | 959,8 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.