Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4641
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Comunicar é aprender : as experiências de aprendizagem colaborativa via Internet entre escolas de Aracaju
Título(s) alternativo(s): COMMUNICATING AND LEARNING: the experiences of collaborative learning via the Internet between schools in Aracaju
Autor(es): Linhares, Maria Conceição da Silva
Data do documento: 1-Out-2008
Orientador: Jesus, Sonia Meire Santos Azevedo de
Resumo: Trabalhar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação como mediadoras na construção do conhecimento, no espaço escolar não é tarefa fácil, é um desafio coletivo para todos os protagonistas das ações pedagógicas. A compreensão e análise do envolvimento e da produção de alunos e professores na construção colaborativa da aprendizagem nas Salas de Informática - espaços de aprendizagem com suporte computacional, no Projeto Comunicar é aprender , é objeto de estudo nesta dissertação, cujo campo de pesquisa esteve situado em duas escolas de Aracaju, o Colégio Nossa Escola, da rede particular e a Escola Estadual Governador Albano Franco, da rede pública de ensino. A análise foi realizada sob as bases teórico metodológicas do Projeto, apoiada na Teoria Sociocultural, de Levy S. Vygotsky e na Lingüística, a partir das contribuições de Bakhtin, bem como um campo de reflexões teórico e prático para compreender a aprendizagem colaborativa mediada pelas TIC de autores como: Crook (1998), Callegaro (2001), Espinosa (2003), Lévy (1993, 1996,) Marco Silva (2005, 2006); Moraes (2004, 2007), dentre outros. As questões analisadas nesse estudo nos possibilitaram inferir que apesar das dificuldades identificadas no desenvolvimento da experiência, o trabalho colaborativo torna-se fator determinante para a aprendizagem colaborativa e para o desenvolvimento cognitivo de crianças.
Abstract: Working with ICT as mediators on knowledge construction inside the school is not an easy task and it is a collective challenge to the actors of pedagogical actions. The object of study in this dissertation is the comprehension and the analysis of the commitment and production from students and teachers through collaborative learning with the help of computer laboratories included on the Project Comunicar é aprender . The schools participating on this research are Colégio Nossa Escola, a private institution and Escola Estadual Governador Albano Franco, an institution from the public system. The analysis was performed under the theoretical and methodological basis of the Project mentioned, supported on the SocioCultural Theory of Levy S. Vygotsky and on the Linguistics, we used the perspective of Bakthin. To understand the collaborative learning through the use of ICT we researched authors such as: Crook (1998), Callegaro (2001), Espinosa (2003), Lévy (1993, 1996,) Marco Silva (2005, 2006); Moraes (2004, 2007), and others. The issues analysed on this study convey that collaborative work is a determinant factor to collaborative learning and to the cognitive development of children.
Palavras-chave: Comunicação
Aprendizagem colaborativa
Interatividade
Internet
Communication
Collaborative learning
Interactivity
Internet
área CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição/Editora: Universidade Federal de Sergipe
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: LINHARES, Maria Conceição da Silva. COMMUNICATING AND LEARNING: the experiences of collaborative learning via the Internet between schools in Aracaju. 2008. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4641
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA_CONCEICAO_SILVA_LINHARES.pdf2,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.