Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4713
Document Type: Dissertação
Title: A formação do professor de ciências contábeis : a importância do aprendizado para a docência
Other Titles: A LA FORMATION DES ENSEIGNANTS DES SCIENCES COMPTABLES: l'importance d'apprendre à enseigner.
Authors: Dias, Claudio Marcos Praxedes
Issue Date: 31-May-2010
Advisor: Silva, Veleida Anahí da
Resumo : O presente trabalho teve como foco o estudo da formação dos professores de Contabilidade e sua importância para o exercício da docência. Foram pesquisados no total quatorze professores, sendo sete do Centro Universitário de Gurupi UNIRG, em Tocantins e sete da Universidade Tiradentes UNIT, em Sergipe. Foram aplicados questionários e entrevistas para levantamento dos dados. A pesquisa sobre a formação do professor de Contabilidade é complexa por se tratar de um curso extremamente tecnicista em que o mercado oferece melhores remunerações do que a atividade docente. Alia-se isso ao não preparo do docente ao longo de sua formação, seja na graduação seja na pós-graduação. A maioria possui somente a especialização e esta aborda a área pedagógica de forma superficial não sendo suficiente para o exercício da docência. Ainda há a pouca participação das IES em suprir tais demandas, salvo algumas que realmente tendem a oferecer cursos de capacitação em didática. Apesar de ser uma profissão antiga o seu ensino superior é recente, tendo muito a galgar. A pesquisa abordou os aspectos relativos à formação do professor, sua importância para o exercício da atividade docente e permeou-se entre os aspectos relevantes para os professores através de entrevistas orais e aplicação de questionários. Observa-se, ao final, que a ampliação dos cursos strictu sensu, melhorias salariais, de estrutura nas IES são alguns pontos, de vários, a serem superados para que se consiga qualificar os docentes, e podemos acrescentar aí como conseqüência, um aumento nos estudos na área do ensino de Contabilidade.
Abstract: Le travail en question avait des études sur la formation de professeur de comptabilité et la influence dans l`enseignement et d`apprentissage . Nous avons cherché quatorze professeurs , sept professeurs du Centre Universitaire de Gurupi UNIRG localizé Tocantins et sept de l`Université Tiradentes UNIT localizé en Sergipe. Ont été appliquées des questionnaires et d`entretiens pour échanttilonnage données. L`étude sur la formation du professeur de comptabilité est nécessaire dedicacer et travail , parce qu`il est um stage techinique ou le marche offre les meilleur salaires que l`activité d`enseigment. Il y a aussi le manque de préparation en premier cycle ou troisieme cycle. Le grand part a seulement spécilalisation et l`approche est superficielle, ce n`est pas suffisant pour l`exercice de l`enseignement.Il ya encore peu de participation des IES , sauf quelques uns qui donnent des cours couvrent. Tout en étant un ancien métier leurs études supérieures est récente, ayant beaucoup a faire . Grossissement des cours strictu sensu, les meilleur salaires , structures IES sont quelques points a surmonter pous la qualification des professeurs et la consequénce va augmenter les études de comptabilité.
Keywords: Formação
Ensino-aprendizagem
Contabilidade
Docência
Formation
Éducation
Apprentissage
Comptabilité
Enseignement
Subject CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Educação
Citation: DIAS, Claudio Marcos Praxedes. A formação do professor de ciências contábeis : a importância do aprendizado para a docência. 2010. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2010.
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4713
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLAUDIO_MARCOS_PRAXEDES_DIAS.pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.