Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4743
Tipo de Documento: Dissertação
Título : Produção coletiva do conhecimento na Web 2.0 : descrição e análise das plataformas Zoho, Google e Sloodle e seus potenciais pedagógicos
Autor : Alves, Alessandra Conceição Monteiro
Fecha de publicación : 16-mar-2012
Director(a): Schneider, Henrique Nou
Resumen: O uso das Tecnologias Digitais na Educação se apresenta como condição indispensável na era atual, já que por meio destas pode-se obter um aprendizado dinâmico, coletivo e participativo. O presente trabalho objetivou investigar as plataformas virtuais da Web 2.0 com vistas a promover a aprendizagem colaborativa e apresentá-las como lócus de construção coletiva do conhecimento. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa visando descrever e apresentar uma análise das plataformas da Família Zoho, Família Google e Sloodle, a fim de evidenciar o potencial pedagógico das mesmas e referenciá-las como componente de mediação entre teoria e prática para a Educação. Os resultados apontam que as plataformas da Web 2.0 predispõem uma abordagem multidisciplinar, envolvendo várias áreas da Educação e permitindo aos usuários destes ambientes o desenvolvimento cognitivo, pensamento crítico, dinamismo e autonomia, por se tratar de instrumentos inovadores que possibilitam a reformulação da proposta educativa e os conceitos de ensino-aprendizagem. Este estudo mostra ainda que questões relativas às implicações pedagógicas da utilização das plataformas como ferramenta de apoio educacional fica em aberto, podendo ser alvo de futuras investigações que tentem comprovar a eficácia destas novas práticas para o ensino aprendizagem.
Resumen : Use of Digital Technologies in Education presents itself as an indispensable condition nowadays. Because through these one can obtain a dynamic, collective and participatory learning. This work provides a scientific research that aims to investigate the potential of computing platforms such as Web 2.0 for a collaborative learning environment and thus present them as a locus of collective construction of knowledge. For this purpose, we analyze the platforms Family Zoho, Google and Platform Family Sloodle. This research was conducted qualitatively. The analysis of these environments is meant to characterize the value that the platforms attach to individual and collective learning and show how these environments can be used as complementary tools in the development of educational work. Thus, it is a description of each platform analyzed in order to present their technologic resources and how these may be of use in Education in order to provide help in the collaborative learning processes and collective construction of knowledge.
Palabras clave : Web 2.0
Google
Sloodle
Inteligência coletiva
Zoho
Collective intelligence
Área CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma : por
PaÍs: BR
Institución / Editorial : Universidade Federal de Sergipe
Institución: UFS
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Educação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://ri.ufs.br/handle/riufs/4743
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ALESSANDRA_CONCEIÇÃO_MONTEIRO_ALVES.pdf3,63 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.