Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4745
Document Type: Dissertação
Title: Ensino superior, formação e inserção profissional do designer gráfico em Sergipe
Authors: Silva, Cassia Regina D Antonio Rocha da
Issue Date: 31-Mar-2015
Advisor: Teixeira, Ana Maria Freitas
Resumo : Duas universidades, uma pública e uma particular, são as responsáveis pela formação do profissional em design gráfico na cidade de Aracaju/SE. Muitas empresas locais dos mais variados segmentos têm absorvido estes profissionais e, portanto, o estudo teve como objetivo analisar as relações entre o perfil profissiográfico formado pelas Instituições de Ensino Superior e a inserção deste profissional no mercado de trabalho local. A pesquisa recebeu o delineamento de um estudo multicasos, bem como, utilizou-se a abordagem qualitativa com vistas a atingir o objetivo descritivo-analítico do fenômeno estudado. Os instrumentos de pesquisa adotados foram o questionário e a entrevista semiestruturada visando à aproximação dos entrevistados em relação ao objetivo de pesquisa. Dentro desse campo investigativo foi possível analisar as percepções de quatro grupos de sujeitos que participam do universo delimitado entre a universidade e o mercado de trabalho em Aracaju/SE, a saber: coordenadores e professores; discentes/egressos e empregadores. Desta forma foi possível compreender as demandas de competência tanto para o profissional de design gráfico como para o ensino superior de design gráfico e, revelar que os conhecimentos propostos na academia tratam de capacidades relacionadas à interdisciplinaridade, ao pensamento reflexivo, à cultura do projeto e à inovação. Também foi possível identificar que as motivações que levaram os empresários a contratarem designers gráficos se concentram em competências relacionadas à criatividade e/ou em relação ao domínio da manipulação dos softwares gráficos.
Abstract: Dos universidades, una privada y una pública, son responsables de la formación profesional en diseño gráfico en la ciudad de Aracaju / SE. Se observa que muchas empresas han absorbido estos profesionales por lo tanto, el estudio tuvo como objetivo analizar la relación entre el perfil Profissiográfico formado por instituciones de educación superior y la inclusión de esta persona en el mercado local. La investigación fue el diseño de un estudio de varios casos así, se utilizó un enfoque cualitativo a fin de lograr el objetivo descriptivo y analítico del fenómeno estudiado. Los instrumentos de investigación utilizados fueron el cuestionario y entrevistas semi-estructuradas encaminadas a la aproximación de los encuestados en relación con el objeto de la investigación. En este campo de investigación fue posible analizar las percepciones de los cuatro grupos de sujetos que participan en el universo definido entre la universidad y el mercado laboral en Aracaju / SE, a saber: los coordinadores y los profesores; estudiantes / graduados y empleadores. Esto hizo posible entender las demandas de competencia tanto para los profesionales del diseño gráfico, sino también para la educación superior y el diseño gráfico, revela que el conocimiento se propone en el acuerdo académico con capacidades relacionadas a la interdisciplinariedad, el pensamiento reflexivo, el diseño y la cultura la innovación. También se identificó que las motivaciones que llevaron a los empresarios a contratar a diseñadores gráficos se centran en las competencias relacionadas con la creatividad y / o su experiencia en el campo de la manipulación de software de gráficos.
Keywords: Ensino superior
Inserção profissional
Design gráfico
Educação
Formação profissional
Designers
Artes gráficas
Desenho
Educación superior
Empleabilidad
Diseño gráfico
Subject CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Educação
Citation: SILVA, Cassia Regina D Antonio Rocha da. Ensino superior, formação e inserção profissional do designer gráfico em Sergipe. 2015. 205 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4745
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CASSIA_REGINA_DANTONIO_R_SILVA.pdf2,72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.