Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4783
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Simone Lorena da Silva-
dc.date.accessioned2017-09-26T17:49:24Z-
dc.date.available2017-09-26T17:49:24Z-
dc.date.issued2016-06-20-
dc.identifier.citationPEREIRA, Simone Lorena da Silva. Mídias comunicacionais e educacionais na pedagogia surda : proposição do STOOD-ON como modelagem de ambiente de aprendizagem. 2016. 165 f. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4783-
dc.description.abstractThe main goal of this study was to create a Stood-On modeling to digital learning environment as a way to contemplate communicative and educational media on the education of death from the Letras-LIBRAS course of Universidade Federal de Sergipe (UFS). The research was divided in four phases: the first included a non-participant observation and a mixed questionnaire to collect information about death students and how immersed is this public in the digital culture with emphasis in digital social network. The second phase consisted of non-participant observation in the social network facebook where a practical activity was carried out and, after that brief experience, we applied a questionnaire to know the opinion of the participants. The third time, the survey Stood-on requirements was presented, based on the collected data that took shape in the fourth phase with the development of the software through the use case diagram, and to facilitate understanding, was divided in three main scenaries: discipline group, research group and discussion group. The research methodology started from a field research, descriptive and exploratory in what we used the qualitative method. Data analysis of subjective questions and observation was performed by content analysis based on Bardin, and closed questions through graphics. Finally, it was realized that virtual sociability allows the deaf to overcome the idea of a "defective" body that constitutes their deaf ways to be, as gives opportunity freedom issued by media convergence and the lifting of the artifacts allows reflection on how providing a ubiquitous and accessible repository for communication and educational media can contribute to favor the visual methodologies and the implementation of new educational and communicational practices in Bilingual Education of the Deaf, the perspective of Deaf Education.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectSurdos -- Educaçãopor
dc.subjectComunicações digitaispor
dc.subjectSurdos -- Meios de comunicaçãopor
dc.subjectComunicação na educaçãopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectMídias comunicacionaispor
dc.subjectMídias educacionaispor
dc.subjectPedagogia surdapor
dc.subjectStood-Oneng
dc.subjectCommunication mediaeng
dc.subjectEducational mediaeng
dc.subjectDeaf educationeng
dc.titleMídias comunicacionais e educacionais na pedagogia surda : proposição do STOOD-ON como modelagem de ambiente de aprendizagempor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2820279161778442por
dc.contributor.advisor1Ferrete, Anne Alilma Silva Souza-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo geral, elaborar modelagem do Stood-On para ambiente digital de aprendizagem como forma de contemplar as mídias comunicacionais e educacionais na educação de surdos do curso de Letras-LIBRAS da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Para tal, a pesquisa foi dividida em quatro fases: a primeira foi constituída pela observação não participante e de um questionário com questões abertas e fechadas para obter o máximo de informações sobre os partícipes surdos, e o grau de imersão desse público na cultura digital com ênfase nas redes sociais digitais. A segunda fase foi composta de observação não participante na rede social facebook em que foi realizada uma atividade prática e, após essa breve experiência, aplicou-se um questionário para conhecer a opinião dos participantes. No terceiro momento apresentou-se o levantamento de requisitos do Stood-On, com base nos dados coletados que tomou forma na quarta fase com a elaboração da modelagem do software, através do diagrama de casos de uso, sendo que, para facilitar o entendimento, foi divido em três cenários principais: grupo disciplina, grupo de pesquisa e grupo de discussão. A metodologia da pesquisa partiu de uma pesquisa de campo, de natureza descritiva e exploratória em que foi utilizado o método qualitativo. A análise dos dados das questões subjetivas e da observação foi realizada através da análise de conteúdo, com base em Bardin, e as perguntas fechadas por meio de gráficos. Finalmente, percebeu-se que a sociabilidade virtual permite ao surdo superar a ideia de um corpo “defeituoso” que constitui seus jeitos surdos de ser, pois oportuniza a liberdade de emissão através da convergência midiática e o levantamento dos artefatos possibilita a reflexão sobre como a disponibilização de um repositório ubíquo e acessível para mídias comunicacionais e educacionais podem contribuir para privilegiar as metodologias visuais e a implementação de novas práticas pedagógicas e comunicacionais na Educação Bilíngue de Surdos, na perspectiva da Pedagogia Surda.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SIMONE_LORENA_SILVA_PEREIRA.pdf3,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.