Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4801
Document Type: Dissertação
Title: Concepção e prática da organização escolar desenvolvido no curso de Licenciatura em Educação do campo da UFS (2008/2012)
Authors: Santos, Leandro dos
Issue Date: 28-May-2015
Advisor: Jesus, Sonia Meire Santos Azevedo de
Resumo : Este estudo teve como objetivo analisar a concepção e a prática da organização escolar desenvolvido no curso de Licenciatura em Educação do Campo no período de 2008 a 2012 na Universidade Federal de Sergipe. O objeto de estudo foi o curso referenciado a partir da preocupação de que o currículo do mesmo requer uma dimensão específica voltada para os processos de trabalho a partir do contexto da reforma agrária e dos territórios tradicionais. Nossa hipótese de pesquisa foi a de que o desenvolvimento do curso se deu em meio a muitas contradições entre o proposto e o realizado de acordo com as condições materiais dos estudantes e da estrutura da própria universidade. Essa análise se estruturou a partir de pesquisa qualitativa aproximada com a perspectiva crítica dos estudos do materialismo histórico dialético. Tratou-se de um estudo de caso onde analisamos os elementos constituintes da proposta de formação. O estudo se estruturou a partir da análise do conteúdo dos documentos e por entrevistas com os egressos a fim de encontrar respostas para os objetivos propostos. Esta pesquisa é parte do projeto em desenvolvimento pelo Observatório de Educação – OBEDUC/CAPES/MEC, onde a UFS é signatária. Espera-se poder contribuir com a construção do conhecimento na área e oportunizar novas demandas no mundo da pesquisa em educação do campo.
Abstract: This study aimed to analyze the design and practice of school organization developed in the field of Education Bachelor's Degree in 2008 and 2012 at the Federal University of Sergipe. The study object was the course referenced from the concern that the same curriculum requires a specific dimension dedicated to the work processes from the context of land reform and traditional territories. Our research hypothesis was that the development of the course took place in the midst of many contradictions between the proposed and carried out according to the material conditions of the students and the university's own structure. This analysis was structured from rough qualitative research with the critical perspective of the dialectical historical materialism studies. This was a case study where we analyze from the categories contradiction and overcoming all the constituent elements of the training proposal. The study was structured from the content analysis of documents and interviews with graduates in order to find answers to the proposed objectives. This research is part of the project under development by the Centre of Education - OBEDUC / CAPES / MEC, where the UFS is a signatory. It is expected to contribute to the construction of knowledge in the area and create opportunities new demands in the world of educational research field.
Keywords: Educação rural
Professores (formação)
Ensino superior
Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Currículos (avaliação)
Educação do campo
Formação de professor do campo
Currículo de professor do campo
Formação superior de professor do campo
Rural education
Course teacher training
Field professor of curriculum and higher education
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Language: por
Country: Brasil
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Educação
Citation: SANTOS, Leandro dos. Concepção e prática da organização escolar desenvolvido no curso de Licenciatura em Educação do campo da UFS (2008/2012). 2015. 103 f. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4801
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEANDRO_SANTOS.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.