Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4848
Document Type: Dissertação
Title: Sobre o negacionismo no ciberespaço : a "enciclopédia alternativa" Metapedia e sua proposta de educação histórica
Authors: Silva, Diego Leonardo Santana
Issue Date: 24-Feb-2017
Advisor: Maynard, Dilton Cândido Santos
Resumo : Este trabalho analisa o portal Metapedia (www.metapedia.org), uma iniciativa de grupos de extrema-direita e sua proposta de ser uma Enciclopédia Alternativa. Metapedia é uma enciclopédia eletrônica que adota o sistema Wiki e tem como objetivo ser um suporte eletrônico. Ao apresentar conceitos e biografias, a Metapedia utiliza como base o revisionismo negacionista, oferecendo versões diferentes para os acontecimentos e conceitos históricos, sobretudos aqueles ligados à Segunda Guerra Mundial. Na pesquisa selecionamos como fontes verbetes presentes neste portal. Eles foram analisados com o intuito de expor que tipo de “história” é contada na Metapedia. A dissertação se organizou em seções que abrangeram a estrutura e proposta da Metapedia para demonstrar como ela funciona, além de realizar a análise de verbetes fundamentais ao Portal. Com isso oferecemos uma visão abrangente sobre essa proposta de Enciclopédia no meio digital. Consideramos que a Metapedia está inserida no contexto das atividades de reescrita da história na rede mundial de computadores, posicionando-se como um suporte pedagógico da intolerância no meio digital. A pesquisa constatou que, embora cumpra seu objetivo de ser um suporte pedagógico conforme os seus idealizadores, em parte, a Metapedia não demonstra sucesso em sua proposta de incentivar o debate sobre os temas que pretende, desde a sua fundação, revisar.
Abstract: This work analyzes the Metapedia portal (www.metapedia.org), which is an initiative from right-wing extremists groups, and its proposal to be an Alternative Encyclopedia. The Metapedia is an electronic encyclopedia which adopts the Wiki system and has as an objective to be an electronic support. In presenting concepts and biographies, Metapedia uses negationist revisionism as its basis, offering different versions for events and historical concepts, especially those related to World War II. In the research we selected entries on this portal as sources. They were analyzed with the intention of exposing what kind of “history” is told in Metapedia. The dissertation was organized in sections that covered the structure and proposal of Metapedia to demonstrate how it works, besides performing the analysis of fundamental entries to the Portal. With this, we offer a comprehensive view on this proposal of encyclopedia in the digital environment. We consider that Metapedia is embedded in the context of history rewriting activities on the World Wide Web, at the position of a pedagogical support of intolerance in the digital environment. The research found that, although it fulfills its objective of being a pedagogical support according to its idealizers, in part, Metapedia does not show success in its proposal to encourage the debate on the subjects that it intends, since its foundation, to review.
Keywords: Educação
História da educação
Enciclopédias eletrônicas
Negação (lógica)
Tecnologia educacional
Ensino (meios auxiliares)
Ciberespaço
História (estudo e ensino)
História
Metapedia
Negacionismo
Education
History
Negationism
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Language: por
Country: Brasil
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Educação
Citation: SILVA, Diego Leonardo Santana. Sobre o negacionismo no ciberespaço : a "enciclopédia alternativa" Metapedia e sua proposta de educação histórica. 2017. 92 f. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, 2017.
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4848
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIEGO_LEONARDO_SANTANA_SILVA.pdf2,09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.