Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4922
Document Type: Dissertação
Title: Experiências de docentes e discentes sobre a formação profissional em serviço social na modalidade E@D na Unopar do território de cidadania de Itaparica
Authors: Silva, Adailton Soares da
Issue Date: 29-Apr-2013
Advisor: Cruz, Maria Helena Santana
Resumo : Esta pesquisa tem como objetivo principal, analisar sob a ótica dos docentes, tutores e discentes egressos da turma de 2010.1, o processo de formação acadêmico e profissional no curso de Bacharel em Serviço Social na modalidade de Educação a Distância, no polo de ensino da Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR), na cidade de Paulo Afonso BA. Metodologicamente, optou-se pela investigação do tipo qualitativa, por meio do estudo de caso histórico-organizacional, envolvendo o Polo de Ensino Presencial dentro Território de Cidadania de Itaparica. Consultaram-se várias fontes de informação como: a literatura pertinente ao objeto; documentos de instituições vinculadas à temática (CFESS/CRESS/ABEPSS,ENESSO, Associação Nacional dos Tutores de Educação a Distância ANATED), sítios eletrônicos com informações sobre o tema. Especial destaque foi atribuído a realização de entrevistas focalizadas com os atores sociais (professores especialistas e tutores de sala), profissionais envolvidos diretamente com a formação dos estudantes e os discentes egressos do referido curso. Após a análise dos discursos, constatou-se uma fragilidade neste modelo de ensino e ao mesmo tempo uma contradição pela inserção de boa parte destes profissionais no mundo do trabalho, em especial no enfrentamento da questão social na região do semiárido brasileiro. Por fim, o acesso ao ensino superior no país, deve ter como princípio a equidade entre todos/as os estratos sociais, em diferentes regiões do país, sendo o mesmo, público de qualidade e emancipatório.
Abstract: This researchaimed toexaminethe perspectiveof teachers, tutors, graduatesand studentsof the class of2010.1, the process of academic and professionaltrainingcourseinBachelorin Social Workin the form ofdistance education, teachingatthe UniversitypoloNorthernParaná(UNOPAR), in PauloAfonso-BA. Methodologically, we opted fora qualitativeresearchthroughcase study-historical organizational, involvingPoloTeachingpresencein the TerritoryCitizenshipItaparica. Lookedupvarioussources of information asthe literature relevant toobject; documentsinstitutions linkedto the theme(CFESS /CRESS/ABEPSS, ENESSO, National Association ofDistance EducationTutors-ANATED), electronic siteswithinformationon the topic. Special emphasiswas givento the interviewsfocusedon social actors(specialist teachers and tutorsroom), professionalsdirectly involved withthe training ofstudents andgraduatesof thiscoursestudents. After analyzing thespeeches, there was a ´´weakness´´ in this teaching modeland at the sametime, a contradictionby theinclusion ofmost of theseprofessionalsin the working world, especially incopingsocial issuesintheBrazilian semiaridregion. Finally, access to higher educationin the country, should have theequityprincipleamong all/thesocial stratain differentregions, andquality publicandemancipatory.
Keywords: Ensino superior de Itaparica (BA)
Ensino a distância (EaD)
Serviço social
Semiárido
Itaparica (BA)
Arid regions
Distance education
Higher education
Social service
Educação a distância (EaD)
Subject CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Program Affiliation: Pós-Graduação em Educação
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4922
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADAILTON_SOARES_SILVA.pdf7,63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.