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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4927
Document Type: | Dissertação |
Title: | A educação política de Rousseau |
Authors: | Freitas, Lidiane Brito |
Issue Date: | 30-Sep-2004 |
Advisor: | Santos, Edmilson Menezes |
Resumo : | A formulação de um processo educativo que garanta ao homem melhores condições de atuar em sociedade é um aspecto fundamental da reflexão construída por Rousseau. Estabelecendo os princípios de uma educação que prima pelo livre desenvolvimento do indivíduo, Rousseau afirma que esse processo deve conduzi-lo a um aperfeiçoamento de todas as suas potencialidades a fim de formá-lo para o exercício da liberdade e da autonomia, elementos que proporcionarão uma atuação efetiva no que se refere à organização política da sociedade. Por esta razão, Rousseau propõe uma educação não preocupada apenas em desenvolver o aspecto individual, mas, sobretudo, o aspecto coletivo, uma vez que o homem deve ser educado para agir em meio à sociedade, aprendendo a conviver com os demais e a priorizar o interesse comum frente aos interesses particulares. O processo educativo deve equilibrar as tensões entre a natureza e a sociedade, posto que Rousseau formula uma educação que insere o homem no mundo da cultura, permitindo que o mesmo siga as orientações estabelecidas pela natureza. O paradoxo da educação de Rousseau torna-se a pedra de toque para o entendimento de uma interpretação que visualiza uma educação política. |
Abstract: | La formulation d un processus éducatif qui garantit à l homme de meilleurs conditions d agir em société est un aspect fondamental de la réflexion construite par Rousseau. Etablissant les principes d une éducation qui prime par le libre développement de l individu, Rousseau affirme qui ce processus doit le conduire à un perfectionnement de toutes ses potentialités afin de le former à l exercice de la liberté et l autonomie, éléments qui procurent une action effective en ce qui concerne l organisation politique de la société. Pour cette raison, Rousseau propose une éducation qui ne se preocupe pas uniquement de développer l aspect individuel, mais, surtout, l aspect collectif, puisque l homme doit être éduqué pour agir au sein de la société, apprenant à cohabiter avec les autres et à donner une priorité à l intérêt comum face aux intérêts particuliers. Le processus éducatif doit équilibrer les tensions entre la nature et la société, puisque Rousseau formula une éducation que insere l homme dans le monde de la culture, permettent que celui-ci suive les orientations établies par la nature. Le paradoxe de l éducation de Rousseau devient le point fondamental à la compréhension d une interprétation que visualise une éducation politique. |
Keywords: | Rousseau Educação Processo educativo Exercício da liberdade e da autonomia Educação politica Filosofia da educação Rousseau Processus éducatif Éducation L'exercice de la liberté et l autonomie |
Subject CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher / Institution : | Universidade Federal de Sergipe |
Institution: | UFS |
Program Affiliation: | Pós-Graduação em Educação |
Citation: | FREITAS, Lidiane Brito. A educação política de Rousseau. 2004. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2004. |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/4927 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
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