Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5074
Tipo de Documento: Dissertação
Título: A utilização da internet nas aulas de biologia : estudo de caso em uma escola da rede estadual de Alagoas
Autor(es): Nascimento, Emerson dos Santos
Data do documento: 31-Mar-2016
Orientador: Vasconcelos, Carlos Alberto
Resumo: A entrada do século XXI encontrou um fenômeno social curioso em progresso e em muitos locais do mundo: “a revolução tecnológica”, que vem promovendo mudanças na área do conhecimento e que passa a ocupar um lugar central nos processos educativos. A fim de acompanhar a evolução tecnológica profissionais de diversas áreas, dentre os quais, os da educação, devem estar em constante formação, pois o tempo em que vivemos é marcado por transformações apressuradas, o que exige dos educadores uma formação continuada e sólida, capaz de ajudar os alunos na capacidade de pensar criticamente frente às transformações sociais, econômicas e tecnológicas. Com a introdução das tecnologias na educação, em especial a internet, surgem diversas questões associadas ao seu uso em sala de aula. Diante do exposto, objetivamos nesta pesquisa compreender a utilização da internet e suas interfaces pelos professores de Biologia em sala de aula, numa escola da rede estadual na cidade de Pão de Açúcar/Alagoas. Sendo assim, para seu desenvolvimento, optou-se pela abordagem metodológica qualitativa com viés no estudo de caso, na qual realizou-se entrevistas semiestruturadas com 04 (quatro) professores, observações diretas em sala de aula, recorrendo ao Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, a fim de entender melhor a unidade de ensino e os sujeitos pesquisados. Para tanto, foram estudados autores como Lévy, Kenski, Castells, Kaline e Moran os quais embasaram teoricamente o trabalho dando maior entendimento as questões elencadas. Assim, comprovou-se que as interfaces representam para os professores uma nova estratégia de ensino e que seu uso dinamiza as aulas despertando nos alunos a criatividade, imaginação e possui às vezes uma linguagem de fácil entendimento. Notou-se também que as potencialidades das interfaces passaram a ser mais exploradas nas aulas, conferindo uma mudança no processo de ensino e aprendizagem e que a usabilidade da internet como instrumento pedagógico permite que o professor vislumbre mudanças significativas na melhoria da qualidade de ensino. Por fim, pode-se afirmar que para a utilização de qualquer recurso é preciso que o professor saiba utilizá-lo. Portanto, é essencial que a ele seja oportunizado capacitação adequada contribuindo de maneira significativa na sua formação inicial e/ou continuada, refletindo na prática docente.
Abstract: Al principio del siglo XXI, apareció un fenómeno curioso en el progresso y en varias partes del mundo.“La revolución tecnológica” que viene con cambios en el área del conocimiento y que pasa a ocupar el centro de los procesos educativos. Con el fin de acompañar la evolución tecnológica de los profecionales de diferentes áreas, entre los cuales los de la educación, que deben estar en constante formación, pues en el tempo en el que vivimos es marcado por las rápidas transformaciones, y que exige de los educadores uma formación continua y sólida, capaz de ayudar a los alumnos en la capacidad de pensar criticamente frente a las transformaciones sociales, económicas e tecnológicas. Con la introducción de las tecnológias em la educación, en especial la internet, surge diversas hipótesis asociadadas al uso en las clases.Ante esto, compreendemos que la utilización de la internet y sus fases en las clases de Biologia en la escuela estatal de Alagoas, en la ciudad de Pan de Azúcar. Siendo así, para su desenvolvimiento, optó por la metodologia cualitativa, por la cual realizó entrevistas semi-estructuradas con cuatro profesores, observaciones directas en las clases, y recorrió a proyectos Políticos Pedagógicos (PPP) de la Escuela, con el fin de entender mejor la unidad de enseñanza y de los sujetos investigados.Por tanto fueron estudiados actores como Levy, Kenski, Castells, Kaline y Moran, donde probaron teoricamente, el trabajo dando mayor entendimiento a las hipótesis realizadas.Así se comprobo que las interfases representa para los profesores una nueva estratégia de enseñanza y que el uso dinamisa las clases despertando en los alumnos la creatividad, imaginación y muchas veces produce una lenguaje de fácil entendimiento.Se notó también que las potencialidades de las interfases pasaron a ser más exploradas en las clases, certificando un cambio en el proceso de enseñar a usar este médio como instrumento pedagógico que permite al professor cambio en la cualidad de enseñanza.Ante todo, se puede afirmar que, para utilizar cualquier recurso es preciso que el profesor sea el primero a utilizarlo, por tanto es escencial que el profesor sea capacitado de manera significativa en la practica docente.
Palavras-chave: Biologia
Ensino de biologia
Tecnologia da informação
Internet
Tecnologia educacional
Tecnologia da informação e comunicação (TIC)
Interfaces
Ensino de biologia
Tecnologia de la Información y Comunicación (TIC)
Interfases
área CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição/Editora: Universidade Federal de Sergipe
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: Nascimento, Emerson dos Santos. A utilização da internet nas aulas de biologia : estudo de caso em uma escola da rede estadual de Alagoas. 2016. 109 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5074
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMERSON_SANTOS_NASCIMENTO.pdf1,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.