Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5095
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Anderson de Oliveira-
dc.date.accessioned2017-09-26T18:14:53Z-
dc.date.available2017-09-26T18:14:53Z-
dc.date.issued2016-03-01-
dc.identifier.citationSANTOS, Anderson de Oliveira. Concepções de professores atuantes e em formação sobre a história da química e a natureza da ciência. 2016. 123 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/5095-
dc.description.abstractDiscussions on the importance of the use of the history of science in the process of teaching and learning of disciplines such as: Chemistry, physics and biology, both in high school and in teacher training, be it initial or continued, have been increasingly applicants. Among the contributions to the use of the history of science in science education include collaboration in the process of teaching and learning in science concept learning or understanding of the very nature of Science, that is, how scientific knowledge is constructed and how the thinking and "do" Science and scientists. This study aimed to investigate the conceptions of licenciandos about the history of chemistry and its use in teaching, as well as in their views about the nature of science. For validation of our data collection instruments, we use Active Chemistry teachers. As a reference used analysis of Textual analysis of Discursive Moraes and Galiazzi (2011). The results of this study showed some distorted views on the history of chemistry and the nature of science, for example, the mere citation of dates and historical events of science.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectQuímicapor
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectHistória da químicapor
dc.subjectCiênciapor
dc.subjectNatureza da Ciênciapor
dc.subjectFormação inicial de professores de químicapor
dc.subjectHistory of chemistryeng
dc.subjectNature of scienceeng
dc.subjectInitial training of chemistry teacherseng
dc.titleConcepções de professores atuantes e em formação sobre a história da química e a natureza da ciênciapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6717431088604036por
dc.contributor.advisor1Melo, Marlene Rios-
dc.description.resumoDiscussões sobre a importância da utilização da História da Ciência no processo de ensino e aprendizagem de disciplinas como: Química, Física e Biologia, tanto no ensino médio quanto na formação professores, seja ela inicial ou continuada, têm sido cada vez mais recorrentes. Entre as contribuições para a utilização da História da Ciência na educação científica destacam-se a colaboração no processo de ensino e aprendizagem de Ciências, seja na aprendizagem conceitual ou na compreensão da própria Natureza da Ciência, isto é, como o conhecimento científico é construído e como é o pensar e “fazer” da ciência e dos cientistas. Esta pesquisa objetivou investigar as concepções de licenciandos sobre a História da Química e a sua utilização no ensino, bem como também nas suas visões sobre a Natureza da Ciência. Para validação de nossos instrumentos de coletas de dados utilizamos professores de Química atuantes. Como referencial de análise utilizou-se da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2011). Os resultados deste estudo apresentaram algumas visões distorcidas sobre a História da Química e a Natureza da Ciência, como por exemplo, a mera citação de datas e acontecimentos históricos da Ciência.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDERSON_OLIVEIRA_SANTOS.pdf1,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.