Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5113
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Aspectos representacionais e textuais na área de ciências da natureza : um olhar sobre os itens do ENEM
Título(s) alternativo(s): Representation and textual aspects in the area of science of nature : a look at the ENEM's items
Autor(es): Araújo, Robson Fagner Ramos de
Data do documento: 14-Fev-2017
Orientador: Wartha, Edson José
Resumo: Esta pesquisa procura verificar se os aspectos representacionais e os aspectos textuais são determinantes no desempenho em questões do Exame Nacional do Ensino Médio na área Ciências Naturais que realizaram a prova nos anos de 2012, 2013 e 2014. Esta pesquisa é realizada por meio de análise estatística descritiva do desempenho em questões previamente selecionadas com o cruzamento dos dados destas questões com as variáveis do questionário socioeconômico. Os resultados indicam que tanto os aspectos representacionais como os aspectos textuais estatisticamente não se pode identifica-los como fatores determinantes no desempenho escolar. Nas questões analisadas e no cruzamento com os dados socioeconômicos o fator que mais se destaca estatisticamente como determinante do desempenho é o fator renda familiar.
Abstract: This research tries to verify if the representational aspects and the textual aspects are determinant in the performance in questions of the National Exam of the High School in the area of Natural Sciences that took the test in the years of 2012, 2013 and 2014. This research is carried out through statistical analysis Descriptive analysis of the performance in previously selected questions with the crossing of the data of these questions with the variables of the socioeconomic questionnaire. The results indicate that both representational aspects and textual aspects can not be statistically identified as determining factors in school performance. In the analyzed questions and in the cross-referencing with socioeconomic data, the factor that most stands out statistically as a determinant of performance is the family income factor.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Professores
Formação de professores
Pesquisa quantitativa
Políticas públicas
Desempenho escolar
Aspectos representacionais
Aspectos textuais
School performance
Representational aspects
Textual aspects
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Agência de fomento: Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE
Idioma: por
País: Brasil
Instituição/Editora: Universidade Federal de Sergipe
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: ARAÚJO, Robson Fagner Ramos de. Aspectos representacionais e textuais na área de ciências da natureza : um olhar sobre os itens do ENEM. 2017. 151 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5113
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROBSON_FAGNER_R_ARAUJO.pdf16,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.