Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5120
Document Type: Dissertação
Title: Apropriações do método intuitivo de Pestalozzi para o ensino de saberes elementares matemáticos em periódicos brasileiros do final do século XIX e início do século XX
Authors: Ferreira, Jefferson dos Santos
Issue Date: 15-Feb-2017
Advisor: Santos, Ivanete Batista dos
Resumo : Este trabalho é resultado de uma pesquisa que teve por objetivo analisar apropriações dos princípios do método intuitivo de Pestalozzi, para o ensino de saberes elementares matemáticos em periódicos brasileiros do final do século XIX e início do século XX. Como fundamentação teórica para os principais conceitos foram utilizados Chartier (2003), para falar sobre apropriação, Valente (2015), para os saberes elementares matemáticos, Ragazzini (2001), a respeito de fontes históricas e Pestalozzi (1889, 2003), visando a um entendimento sobre o método intuitivo. Na leitura das obras de Pestalozzi foi identificado, em relação ao método intuitivo, que o mesmo partia dos elementos do número, forma e palavra e objetivava o desenvolvimento das faculdades ou capacidades da criança e que tinha a intuição como fundamento, e era pautado na percepção, observação, no uso dos sentidos, na gradação do ensino e buscava auxiliar no desenvolvimento da criança como pessoa humana. Como fontes forma utilizados periódicos brasileiros do final do século XIX e início do século XX encontrados no repositório digital da UFSC e que apresentavam alguma referência a Pestalozzi, ao método ou a pelo menos um de seus princípios. Como resultados, pode-se enfatizar uma circulação de Pestalozzi nesses periódicos, uma vez que ele foi referenciado em publicações de oito estados brasileiros: Alagoas, Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo. Para identificar apropriação, entendida como uso ou interpretação, foram apresentadas em um primeiro momento aquelas que nos artigos tinham referências explícitas a Pestalozzi, e em um segundo, os artigos que traziam o método intuitivo ou um de seus princípios. Destaca-se também que, nos periódicos, Pestalozzi foi apontado como um precursor da pedagogia moderna, da escola ativa, da educação natural, da cultura dos sentidos etc., tudo isso remete ao método intuitivo. Além disso, ele também foi tido como exemplo de mestre e autoridade no que se refere à Educação. Em relação aos saberes elementares matemáticos foram identificadas apropriações acerca dos conteúdos fração, contagem, soma e cálculo denominados de saberes elementares aritméticos, e sólidos geométricos e desenho chamados de saberes elementares geométricos. Ressalta-se ainda, que para aplicação do método intuitivo aos saberes matemáticos foram indicados objetos como: cartas de Parker, contadores mecânicos e sólidos geométricos.
Abstract: In this text are presented results of a research whose objective was analyze the appropriations of the intuitive method of Pestalozzi for the teaching of elementary mathematical knowledge in Brazilian periodicals of late of XIX and early of XX centuries. The theoretical contribution came from the use of Chartier (2003) to talk about appropriation, Valente (2015) about the elementary mathematical knowledge, Ragazzini (2001) about historical sources and Pestalozzi (1889, 2003) aiming an understanding about the intuitive method. In reading the works of Pestalozzi it was identified in relation the intuitive method started of elements of number, form and word, aiming the development of the child’s faculties or capacities that he had intuition as a foundation, and was based on perception, observation, use of the senses, in the graduality of teaching and sought to assist in the development of the child as a human person. The resources used Brazilian periodicals of late of XIX and early of XX centuries found in the digital repository of UFSC and that had some reference to Pestalozzi, method or some the principles. As results, can be emphasize a circulation of Pestalozzi in these periodicals, since it was referenced in publications of eight Brazilian states: Alagoas, Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte and São Paulo. To indentify appropriation, understood as use or interpretation, were presented at a first moment those that in the articles had explicit references to Pestalozzi, and at a second moment, the articles that brought the intuitive method or some the principles. It is also worth noting that in the periodical Pestalozzi was pointed out as a forerunner of modern pedagogy, active school, natural education, and culture of the senses etc, all this refers to the intuitive method. He was also taken as an example of master and authority in Education. In relation to the elementary mathematical knowledge, were identified appropriation about the contents of fractions, count, sum and calculations called elementary arithmetical knowledge, geometric solids and drawing called elementary geometric knowledge. It is also emphasize that for the application of method intuitive, the elementary mathematical knowledge were indicated objects such as: Parker Letters, mechanical counters and geometric solids.
Keywords: Ensino de matemática
Educação
História da educação
Periódicos
Comunicação na educação
Apropriação
Pestalozzi
Método intuitivo
Saberes elementares matemáticos
Appropriation
Intuitive method
Elementary mathematical knowledge
Periodicals
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Language: por
Country: Brasil
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: FERREIRA, Jefferson dos Santos. Apropriações do método intuitivo de Pestalozzi para o ensino de saberes elementares matemáticos em periódicos brasileiros do final do século XIX e início do século XX. 2017. 140 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5120
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JEFFERSON_SANTOS_FERREIRA.pdf2,65 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.