Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5125
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | A interpretação de enunciados em problemas de aritmética : um estudo das dificuldades dos alunos dos sextos anos do ensino fundamental em uma escola estadual de Aracaju |
Autor(es): | Melo, Suzana Gama dos Santos |
Data do documento: | 6-Mar-2015 |
Orientador: | Silva, Veleida Anahí da |
Resumo: | A presente pesquisa enfatizou a metodologia da engenharia didática difundida por Michele Artigue, procurando fazer um estudo das dificuldades apresentadas em relação à interpretação de problemas de aritmética em uma turma de sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública de Aracaju. Para isto, aplicamos uma sequência didática, seguida por seis atividades baseadas na formulação e resolução de problemas no livro de Dante (2010), e inspirada na teoria das situações didáticas de Brousseau. Para análise da sequência, foram utilizados os esquemas de Polya (2007) para responder os questionamentos ao final dessa análise. Os resultados encontrados refletem que no universo da resolução de uma situação problema envolvendo aritmética, além da compreensão do enunciado das questões, faz-se necessário entender conceitos e possuir habilidades capazes de desenvolver os algoritmos apropriados para cada tipo de situação, como também possuir disposição e aspiração para resolver o problema proposto. |
Abstract: | This research emphasized the didactic engineering methodology developed by Michele Artigue to try to identify the difficulties students, who are in the sixth grade of the elementary school of a public school in Aracaju, have regarding the interpretation of arithmetic problems. We applied a didactic sequence composed by six activities based on Dante´s book (Problem formulation and solving) and inspired by Brousseau´s didactic situations theory. The sequence was analysed according to the Polya schemes. At the end of this analysis we were able to answer the questions of our research. Based on the results, we concluded that, to solve an arithmetic problem situation, it is necessary that the students understand not only the questions proposed, but the students also have to understand the concepts, and they have to be able to develop appropriate algorithms according to each situation and also to want to solve the proposed problem. |
Palavras-chave: | Engenharia didática Teoria das situações didáticas Sequência didática Resolução de problemas Didactic engineering Didactic situations theory Teaching sequence Troubleshooting |
área CNPQ: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição/Editora: | Universidade Federal de Sergipe |
Sigla da Instituição: | UFS |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | MELO, Suzana Gama dos Santos. A interpretação de enunciados em problemas de aritmética : um estudo das dificuldades dos alunos dos sextos anos do ensino fundamental em uma escola estadual de Aracaju. 2015. 67 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/5125 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SUZANA_GAMA_SANTOS_MELO.pdf | 906,69 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.