Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5159
Document Type: Dissertação
Title: Concepções de docentes de biologia da grande Aracaju sobre corpo
Authors: Lima, Edenilse Batista
Issue Date: 22-Apr-2013
Advisor: Pagan, Acácio Alexandre
Resumo : O ensino de temáticas relativas à saúde tem sido um desafio para a educação, no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida. Uma medida preventiva de promoção à saúde é o conhecimento do próprio corpo e da sexualidade que está embutida nele. Para além das questões ligadas à formação profissional, o conhecimento do próprio corpo pode ser um fator fundamental na construção do bem estar físico, mental e social do indivíduo. Diante disso, esta dissertação tem como objetivo geral identificar e descrever concepções de docentes de Biologia da Grande Aracaju sobre corpo e identificar possíveis influências dessas concepções para a prática pedagógica. Buscando atender aos objetivos, este trabalho foi conduzido por uma abordagem qualitativa. A captação das informações foi feita com a utilização da técnica da entrevista individual semiestruturada. De acordo com os resultados, os/as professores/as possuem uma concepção voltada para um corpo simbólico e para um corpo máquina. Esta última, provavelmente, devido à área de formação dos/as docentes uma vez que, enquanto graduandos/as, o corpo lhes é apresentado de forma fragmentada, desvinculado de qualquer contexto identitário, seja sociocultural, étnico, sexual ou de gênero. O corpo simbólico subdivide-se em vários outros corpos que se interrelacionam que são o corpo psicológico, o erótico, o socioeconomicocultural e o estético. Lembramos que o corpo é uma construção biopsicosocioeconomicocultural e assim sendo, compreendemos, de certa forma, essas concepções. Nós, professores/as, precisamos sensibilizar os/as alunos/as no tocante à valorização da diversidade corporal que existe no mundo e ao questionamento das padronizações referentes, principalmente, ao corpo e à sexualidade.
Abstract: The teaching of topics related to health has been a challenge for education, with regard to the possibility of ensuring effective learning and transforming attitudes and lifestyles. A preventive measure is to promote health awareness of their own bodies and their own sexuality that is embedded in it. Beyond the issues of training, knowledge of one´s own body can be a key factor in building the physical well-being, mental and social conditions. Therefore, this paper aims at identifying and describing conceptions of teachers of Biology Aracaju Grande on the body and the possible effects of these conceptions for pedagogical practice. Seeking to meet these objectives this work was conducted by a qualitative approach. The collection of information was made using the technique of semi-structured individual interviews. According to the results the teachers possess a design facing a symbolic body and a machine body. The latter, probably because the area of teacher training as undergraduates while the body is presented to them in a fragmented, disconnected from any context identity, whether sociocultural, ethnic, sexual or gender. The symbolic body is divided into several other bodies that are interrelated psychological body, erotic, Socioeconomic and aesthetics. Remember that the body is a building biopsicosocioeconomicocultural and therefore, understand, in a way, these conceptions. We teachers need to sensitize the students with respect to the appreciation of diversity that exists in the world body and the questioning of standardizations pertaining mainly to the body and sexuality
Keywords: Professores de biologia de Aracaju
Biologia
Corpo humano
Formação de Professores
Ensino de biologia
Biology
Biology
Biology teachers
Human body
Teachers
Teaching
Subject CNPQ: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Language: por
Program Affiliation: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5159
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDENILSE_BATISTA_LIMA.pdf985,73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.