Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5165
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Ilvanete dos Santos de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-09-26T18:15:25Z | - |
dc.date.available | 2017-09-26T18:15:25Z | - |
dc.date.issued | 2014-02-23 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Ilvanete dos Santos de. A formação inicial em serviço do professor/da professora de matemática: encontros e desencontros. 2014. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014. | por |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/handle/riufs/5165 | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Sergipe | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Educadores | por |
dc.subject | Professores de matemática | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Educação básica | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | PARFOR | por |
dc.subject | Teacher In-service training | eng |
dc.subject | Mathematics | eng |
dc.subject | Public politics | eng |
dc.title | A formação inicial em serviço do professor/da professora de matemática: encontros e desencontros | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5498298022481976 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6354511426624676 | por |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Maria Batista | pt_BR |
dc.description.resumo | A formação do/a professor/a se constitui em múltiplos espaços de interações, primordiais na constituição da identidade docente. A formação de professores/as em serviço não pode ser vista como uma habilitação pontual e emergencial, mesmo nas áreas das ciências exatas como a Matemática em que o processo de ensino e aprendizagem requer o entendimento de conceitos cruciais, mas também de uma postura didático-pedagógica humana. Mediante esse contexto este trabalho nasceu da seguinte inquietação: Quais são as percepções dos/das professores alunos/professoras alunas do curso de Licenciatura em Matemática do PARFOR/UNEB, polo Cristópolis-BA sobre avanços, limites e efeitos do programa em sua formação e atuação teórico- prática em relação a disciplina Matemática na Educação Básica? E teve como objetivo investigar a formação em serviço do PARFOR/UNEB, polo Cristópolis-BA, a partir da percepção dos/das professores-alunos/professoras-alunas que atuam na disciplina Matemática na Educação Básica. Os principais aportes teóricos utilizados foram: Arroyo, Gatti, Salandim, Tardif e Valente, além dos documentos oficiais como: Lei nº 10.172, de 09 janeiro de 2001; Lei nº 11.502, de 11 de julho de 2007 e Decreto Nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009, dentre outras referências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, uma vez que o polo de Cristópolis-BA possui apenas uma turma de Licenciandos/as em Matemática composta por 28 professores alunos/professoras alunas dos quais 23 participaram de pelo menos uma etapa da pesquisa. Para levantamento e organização das informações fez-se uso dos seguintes instrumentos: questionário exploratório para professores alunos/professoras alunas (18 participantes), análise de documentos (Projeto Político Pedagógico e Matriz curricular do curso), entrevista (articulador do polo) e uma seção para cada um dos grupos focais A (10 professores alunos/professoras alunas) e B (7 professores alunos/professoras alunas). Para análise dos dados optou-se pela Análise do Conteúdo. Entre as considerações se destacam: a identidade do/a professor/a com sua área de formação, a necessidade de se repensar a formação em serviço quanto à organização do tempo condicionado à prática docente e as múltiplas jornadas assumidas por esses profissionais. Também se destacam no estudo as dificuldades dos formadores/as em atrelar a teoria à prática e certo distanciamento quanto às várias experiências vivenciadas por esse grupo de professores alunos/professoras alunas, que tem como principal objetivo de sua formação contribuir com sua prática de sala de aula. | por |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFS | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ILVANETE_SANTOS_SOUZA.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.