Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5165
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Ilvanete dos Santos dept_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T18:15:25Z-
dc.date.available2017-09-26T18:15:25Z-
dc.date.issued2014-02-23-
dc.identifier.citationSOUZA, Ilvanete dos Santos de. A formação inicial em serviço do professor/da professora de matemática: encontros e desencontros. 2014. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/5165-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectEducadorespor
dc.subjectProfessores de matemáticapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectPARFORpor
dc.subjectTeacher In-service trainingeng
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectPublic politicseng
dc.titleA formação inicial em serviço do professor/da professora de matemática: encontros e desencontrospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5498298022481976por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6354511426624676por
dc.contributor.advisor1Lima, Maria Batistapt_BR
dc.description.resumoA formação do/a professor/a se constitui em múltiplos espaços de interações, primordiais na constituição da identidade docente. A formação de professores/as em serviço não pode ser vista como uma habilitação pontual e emergencial, mesmo nas áreas das ciências exatas como a Matemática em que o processo de ensino e aprendizagem requer o entendimento de conceitos cruciais, mas também de uma postura didático-pedagógica humana. Mediante esse contexto este trabalho nasceu da seguinte inquietação: Quais são as percepções dos/das professores alunos/professoras alunas do curso de Licenciatura em Matemática do PARFOR/UNEB, polo Cristópolis-BA sobre avanços, limites e efeitos do programa em sua formação e atuação teórico- prática em relação a disciplina Matemática na Educação Básica? E teve como objetivo investigar a formação em serviço do PARFOR/UNEB, polo Cristópolis-BA, a partir da percepção dos/das professores-alunos/professoras-alunas que atuam na disciplina Matemática na Educação Básica. Os principais aportes teóricos utilizados foram: Arroyo, Gatti, Salandim, Tardif e Valente, além dos documentos oficiais como: Lei nº 10.172, de 09 janeiro de 2001; Lei nº 11.502, de 11 de julho de 2007 e Decreto Nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009, dentre outras referências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, uma vez que o polo de Cristópolis-BA possui apenas uma turma de Licenciandos/as em Matemática composta por 28 professores alunos/professoras alunas dos quais 23 participaram de pelo menos uma etapa da pesquisa. Para levantamento e organização das informações fez-se uso dos seguintes instrumentos: questionário exploratório para professores alunos/professoras alunas (18 participantes), análise de documentos (Projeto Político Pedagógico e Matriz curricular do curso), entrevista (articulador do polo) e uma seção para cada um dos grupos focais A (10 professores alunos/professoras alunas) e B (7 professores alunos/professoras alunas). Para análise dos dados optou-se pela Análise do Conteúdo. Entre as considerações se destacam: a identidade do/a professor/a com sua área de formação, a necessidade de se repensar a formação em serviço quanto à organização do tempo condicionado à prática docente e as múltiplas jornadas assumidas por esses profissionais. Também se destacam no estudo as dificuldades dos formadores/as em atrelar a teoria à prática e certo distanciamento quanto às várias experiências vivenciadas por esse grupo de professores alunos/professoras alunas, que tem como principal objetivo de sua formação contribuir com sua prática de sala de aula.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ILVANETE_SANTOS_SOUZA.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.