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dc.contributor.authorSantos, Flávio Correiapt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T18:15:31Z-
dc.date.available2017-09-26T18:15:31Z-
dc.date.issued2014-08-29-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/5176-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the methodologies and resources used by professors of exact sciences in their classes attended by visually impaired students at the Federal University of Sergipe. We opted to carry out qualitative research with a case study approach. The results indicate that it is not enough to implement an affirmative action policy with reserved seats at the university for disabled students. A large number of transformations should also take place in different aspects of the university, such as its physical structure, the faculty´s teaching practices, the curriculum, and also professors´ ongoing development in his/her work as a teacher of exact sciences. We come to the conclusion that the professors surveyed do not regard blind students as their students, but rather as a student of the university, which should be responsible for the learning process experienced by these students.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDeficientes visuaispor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectInclusive education eng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectVisually handicappedeng
dc.titleAs disciplinas de exatas e o processo de ensino para alunos com deficiência visual na Universidade Federal de Sergipepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8692515777763443por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4646126026926019por
dc.contributor.advisor1Souza, Verônica dos Reis Marianopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho consistiu em analisar as metodologias e recursos utilizados pelos professores das disciplinas de exatas para alunos com deficiência visual na Universidade Federal de Sergipe. Optamos por uma pesquisa qualitativa com abordagem de estudo de caso. Os resultados apontam que não basta uma política de ação afirmativa que viabiliza cotas para alunos com deficiência ainda é preciso muitas transformações tanto nas questões de acessibilidade arquitetônica, quanto nas questões pedagógicas na sala de aula, em relação ao currículo e também em relação ao professor em seu processo de formação continuada para um melhor desenvolvimento de suas práticas pedagógicas, nas disciplinas de exatas. Conclui-se que os professores pesquisados não consideram o aluno cego como seu aluno, mas como aluno da Universidade e esta deve ser responsável pela aprendizagem do deficiente visual.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

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