Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5198
Tipo de Documento: Dissertação
Título : A educação matemática no desenvolvimento profissional de professor(a) no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe
Otros títulos : EDUCATION MATH TEACHER PROFESSIONAL DEVELOPMENT IN THE COURSE OF THE UNIVERSITY OF PEDAGOGY SERGIPE.
Autor : Graça, Janilce Santos Domingues
Fecha de publicación : 4-may-2011
Director(a): Soares, Maria José Nascimento
Resumen: O presente trabalho tem como objetivo identificar as relações que os alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe estabelecem entre a didática e a aquisição de conhecimentos matemáticos vividos em diferentes momentos de sua escolarização desde a educação básica até o ensino superior e analisar o processo de aquisição do conhecimento matemático quanto ao conceito de número, identificando e explicitando as apropriações que tais professores efetuaram sobre tais elementos durante a formação acadêmica em Pedagogia. Este estudo foi desenvolvido a partir do paradigma interpretativo de pesquisa através da natureza qualitativa de pesquisa e do método etnográfico. Os principais instrumentos de coleta de informações utilizados foram questionários e relatos autobiográficos. O presente trabalho tem como referência as investigações de Shulman (1986). Tardif (2002). Garcia (1999). Serrazina (2002). Ponte (1998). Curi (2004). Fiorentini (2002). Kamii (1985). Soares (2009). Silva (2008). Charlot (2005). Lorenzato (2009). Brzezinski (1996). Veiga (1997), entre outros. Nesse sentido, esta pesquisa visa contribuir para as instituições e para a sociedade no que tange à superação dos desafios nas dificuldades de se aprender conteúdos matemáticos e na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental.
Resumen : The present work has as objective indentify the relations that the students from the Pedagogy course at Universidade Federal de Sergipe establish between didactic and the acquisition of mathematical knowledge lived at different moments of their schooling since basic education until college and analyze the process of mathematical knowledge acquisition as to the concept of number, indentifying and explicitating the appropriations which those teachers effectuated about these elements during the academic formation in Pedagogy. This study was developed from the interpretative paradigm of research through the qualitative nature of research and the ethnographic method. The main instruments of information collection used were questionnaires and autobiographic reports. The present work has as references the investigations from Shulman (1986). Tardif (2002). Garcia (1999). Serrazina (2002). Ponte (1998). Curi (2004). Fiorentini (2002). Kamii (1985). Soares (2009). Silva (2008). Charlot (2005). Lorenzato (2009). Brzezinski (1996). Veiga (1997), among others. In this sense, this research aims to contribute to the institutions and to the society when it comes to the overcoming of challenges in the difficulties of learning mathematical contents and in the formation of teachers in the initial years of basic education.
Palabras clave : Matemática
Curso de Pedagogia
Formação de professores
Mathematics
Pedagogy course
Teachers formation
Área CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma : por
PaÍs: BR
Institución / Editorial : Universidade Federal de Sergipe
Institución: UFS
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://ri.ufs.br/handle/riufs/5198
Aparece en las colecciones: Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JANILCE_SANTOS_DOMINGUES_GRACA.pdf759,94 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.