Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5207
Document Type: Dissertação
Title: Elaboração, realização e resultados da aplicação de uma proposta alternativa para o ensino de ciências em aulas experimentais
Authors: Santos, Edvaldo José dos
Issue Date: 12-Aug-2013
Advisor: Ardila, Diógenes Reyes
Resumo : O principal objetivo desta dissertação, vinculada à linha de pesquisa Currículo, Didáticas e Métodos de Ensino das Ciências Naturais e Matemática, consistiu em elaborar uma proposta alternativa para o ensino de laboratório de Física, ancorada em uma nova possibilidade metodológica de trabalho docente. A perspectiva teórica adotada indicou os fundamentos que discutem a necessidade de se inserir métodos inovadores para tornar esse ensino mais acessível e menos intimidador. O estudo apoiou-se nos conceitos de professor reflexivo e da interdisciplinaridade, utilizados como referência para desenvolver uma atividade de caráter investigativo. Visando à construção da consciência crítica do aluno, a proposta foi aplicada a um grupo específico de alunos, verificando-se as mudanças de atitudes em decorrência deste processo de ensino-aprendizagem. Após a aplicação do material em um Instituto Federal de Ensino, no município de Aracaju/SE, os resultados mostram que a proposta desenvolvida tende a facilitar a argumentação e o aprendizado discente.
Abstract: The main objective of this dissertation, linked to Curriculum Research, Teaching and Teaching Methods of Natural Sciences and Mathematics, consisted of preparing an alternative proposal for teaching physics lab, anchored by a new methodological possibility of teaching. The adopted theoretical perspective indicated the fundamentals that discuss the need to insert innovative methods to make this education more accessible and less intimidating. The study relied on the concepts of reflective teacher and interdisciplinary nature, used as a reference for developing an activity of investigative character. In order to build critical awareness of the student, the proposal was applied to a specific group of students, checking for changes in attitudes as a result of this process of teaching and learning. After application of the material in a Federal Institute of Education, the city of Aracaju / SE, the results show that the developed proposal trends to facilitate student learning and reasoning.
Keywords: Ciência
Ensino médio
Física - Estudo e ensino
Prática de ensino
Professores - Formação
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Ensino de física
Interdisciplinaridade
Atividades investigativas
Interdisciplinary approach to knowledge
Physics
Science
Student teaching
Teachers
Subject CNPQ: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Language: por
Program Affiliation: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5207
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDVALDO_JOSE_SANTOS.pdf2,02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.