Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5220
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Aprendizagem baseada em problemas no ensino de ciências : um estudo sobre sua aplicabilidade na educação de jovens e adultos
Autor(es): Izaias, Renata Daphne Santos
Data do documento: 2-Mar-2016
Orientador: Melo, Marlene Rios
Resumo: Nos últimos anos pouco se tem olhado para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e menos ainda para o ensino de ciências nessa modalidade. Baseando-se nessas questões, objetivamos pesquisar a aplicação de uma proposta didática fundamentada na (PBL) Problem Based Learnig ou Aprendizagem Baseada em Problemas avaliando avanços e dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de ciências naturais em uma turma de jovens e adultos de uma escola pública de São Cristóvão/SE. Realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa exploratória, utilizando como instrumentos de coleta de dados dois questionários aplicados aos alunos e uma produção textual dos sujeitos pesquisados. Os dados foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes (2003). Os resultados mostraram que nossa proposta didática apresentou contribuições positivas em relação à aprendizagem de ciências, à conscientização na tomada de decisão e a mudança de postura atitudinal, possibilitando uma melhor qualificação para o mercado de trabalho, razão destacada para escolha dos estudantes em ingressar na EJA.
Abstract: In recent years little has looked at the Youth and Adult Education (EJA) and even less to the teaching of science in this modality. Based on these issues, we aimed to investigate the application of a didactic proposal based on (PBL) Problem Based Learnig or Problem Based Learning evaluating progress and difficulties in teaching and learning process of natural science in a class of young people and adults in a school public of São Cristóvão/ SE. We conducted an exploratory qualitative research, using as data collection tools two questionnaires applied to students and textual production of the subjects. Data were analyzed from the Text Analysis Discourse (ATD) proposed by Moraes (2003). The results showed that our didactic proposal classes had positive contributions towards learning science, the awareness in decision making and change attitudinal posture, enabling better skills for the labor market, reason highlighted for selection of students in joining in adult education.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Aprendizagem
Educação de jovens e adultos
Aprendizagem baseada em problemas
Youth and adults education
Science teaching
Problem based learnig
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição/Editora: Universidade Federal de Sergipe
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: Izaias, Renata Daphne Santos. Aprendizagem baseada em problemas no ensino de ciências : um estudo sobre sua aplicabilidade na educação de jovens e adultos. 2016. 96 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5220
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENATA_DAPHNE_SANTOS_IZAIAS.pdf3,96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.